'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Polémica

Miguel Sousa Tavares quebra silêncio e garante que vai defender a sua honra

O jornalista e comentador pronunciou-se finalmente sobre as acusações que correm contra si nas redes sociais em relação ao tempo em que esteve casado com Teresa Caeiro.
Por FLASH! | 19 de agosto de 2025 às 09:08
Miguel Sousa Tavares quebra silêncio e garante que vai defender a sua honra
Miguel Sousa Tavares
Miguel Sousa Tavares, Teresa Caeiro, separação
Miguel Sousa Tavares, Teresa Caeiro, separação
Teresa Caeiro, Miguel Sousa Tavares, separação
Miguel Sousa Tavares
Miguel Sousa Tavares, Teresa Caeiro, separação
Miguel Sousa Tavares
Miguel Sousa Tavares, Teresa Caeiro, separação
Miguel Sousa Tavares, Teresa Caeiro, separação
Teresa Caeiro, Miguel Sousa Tavares, separação
Miguel Sousa Tavares
Miguel Sousa Tavares, Teresa Caeiro, separação

Foi na passada quinta-feira, 14, que se soube que Teresa Caeiro, de 56 anos, foi encontrada morta em sua casa pelo próprio filho. Um choque para tantos e tantos amigos da ex-deputada do CDS e antiga vice-presidente da Assembleia da República. Desde que se soube da sua partida prematura que muito se escreveu e disse sobre supostos aspetos mais conturbados da vida de 'Tegui', como era carinhosamente tratada pelos que a conheciam e gostavam dela.

As redes sociais encheram-se de homenagens e também de algumas acusações a Miguel Sousa Tavares que foi casado com Teresa Caeiro (a relação durou seis anos, entre 2011 e 2017), especialmente depois de se saber que a antiga deputada terá ficado marcada por abusos no casamento. Ponderava mesmo, tantos anos depois, denunciar o seu agressor na Justiça, conforme revelou este sábado, num longo artigo, o Diretor-Geral Editorial Adjunto do Correio da Manhã, Armando Esteves Pereira, amigo pessoal de 'Tegui'.   

"Teresa Caeiro tinha tudo, era inteligente, bonita, empática, íntegra, tinha valores, podia ser tudo o que quisesse neste País. Mas houve uma decisão que a afastou dessa trajetória, um casamento abusivo, em que foi vítima de bárbaras agressões. Nesse casamento perdeu grande parte da exuberância exterior, mas o mais grave foram as feridas interiores e o sofrimento que nunca mais acabou", começou por escrever no Correio da Manhã de sábado, 16, acrescentando que a antiga deputada foi uma "vítima não contabilizada nas estatísticas" de violência doméstica.

"Há pouco tempo falou-me da intenção de abrir um processo contra o agressor", confidenciou, adiantando, ao saber da  morte de Teresa Caeiro, ter sentido remorsos por, de alguma forma, a ter tentado demover, não só porque, tantos anos depois, as agressões seriam difíceis de provar, como por toda a exposição mediática que um processo desta natureza iria trazer para a sua vida. "Dissuadi-a, falei-lhe da distância temporal em relação ao momento das agressões, que tornavam a prova em tribunal mais complicada, mas principalmente alertei para o risco de exposição pública num tema tão sensível. Quando soube da morte da Teresa, fiquei com remorsos desse meu conselho", lamentou.

O jornalista do Correio da Manhã nunca identificou o suposto marido agressor, mas muitas pessoas acabaram por apontar o dedo a Miguel Sousa Tavares nas redes sociais. Agora, e perante de tanta especulação e alarido, o comentador da TVI rompe finalmente o silêncio. "Acho extraordinário que tenham escrito o que escreveram, em tanto lado e por tanta gente, sem nunca terem falado comigo. Não me ligaram, como não ligaram à família e amigos da Teresa”, lamenta Miguel Sousa Tavares, em declarações exclusivas ao '24Horas'.

Sousa Tavares garante que vai levar o caso a tribunal para defender a sua honra: "Vou fazer o que tenho de fazer, não só para defender a minha honra, mas também a memória da Teresa", acrescentou à referida publicação. Resta acrescentar que a família de Teresa Caeiro (pais, filho e irmã) negaram ontem, segunda-feira,18, que a antiga deputada do CDS tenha sido vítima de violência doméstica: "A Tegui, como carinhosamente lhe chamamos, nunca foi vítima de violência doméstica. A família pede neste momento decoro, contenção e que a sua memória seja respeitada" lê-se num comunicado assinado conjuntamente. 

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável