'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Polémica

Nem aqueceu o lugar! Saiba quem é Gonçalo Sousa contratado pela RTP mas que foi corrido horas depois

O jovem comentador e analista político foi dado como certo no programa ‘Estado da Arte’, da renovada RTP Notícias. Só que, afinal, foi corrido... antes de começar!
Por FLASH! | 16 de outubro de 2025 às 15:21
Nem aqueceu o lugar! Saiba quem é Gonçalo Sousa contratado pela RTP mas que foi corrido horas depois
Gonçalo Sousa
Gonçalo Sousa
Gonçalo Sousa
Gonçalo Sousa
Gonçalo Sousa
Gonçalo Sousa

Na apresentação da nova grelha da renovada RTP Notícias [deixa de ser RTP 3], Alberta Marqques Fernandes deu a conhecer os três novos comentadores do programa 'Estado de Arte' que irá para o ar todas as quintas-feiras à noite: Joana Marques Brás, Rodrigo Moita de Deus e... Gonçalo Sousa.

Só que o nome do último comentador acabou por provocar uma imensa onda de indignação. Tão grande que na passada segunda-feira, 13 de outubro, surgiu uma publicação no site Petição Pública onde se requisitavam assinaturas para a "dispensa imediata de Gonçalo Sousa como comentador da RTP Notícias". 

No documento lê-se: "Nós, cidadãos e contribuintes que valorizam o Serviço Público de Televisão e o jornalismo rigoroso, vimos por este meio manifestar a nossa profunda preocupação e exigir a dispensa imediata de Gonçalo Sousa da função de comentador regular no canal RTP Notícias".

Mas não se tratou apenas desta petição pública. Também nas redes sociais a indignação fez-se ouvir. Muitos internautas  deram conta do seu descontentamento com a contratação de um comentador para o serviço público que tem opiniões "misóginas", "transfóbicas" ou "racistas", conforme refere a . "O caso ganhou ainda mais tração quando uma conta do X fez um vídeo a mostrar tweets antigos publicados por Gonçalo Sousa (a sua conta foi banida pela rede social)", lê-se na referida publicação.

A polémica acabou por provocar a dispensa do comentador e analista político. O seu nome já não consta da grelha da estação pública que garante que "não assinou qualquer contrato" com o youtuber. Em comunicado, a RTP presta as seguintes explicações: "A Direção de Informação da RTP ponderou e reviu a sua posição, após ter tomado conhecimento de alguns comentários feitos no passado pelo próprio, que a Direção de Informação da RTP considera inaceitáveis."

? O analista político tem um canal de YouTube e páginas de Instagram e TikTok onde faz comentário político e onde foi ganhando visibilidade que o levou até ao Chega. Em 2024 começou a colaborar com o 'Observador' onde faz o programa 'Geração V', com Joana Marques Brás e moderado por Vasco Galhardo, em colaboração com o projeto 'Eu Voto'.

Em 2021, Gonçalo Sousa foi candidato do Chega à vice-presidência da Câmara Municipal de Oeiras. Em 2024, durante uma entrevista ao 'ZugaTV', confirmou que tinha abandonado o Chega por "questões ideológicas", afirmando que o partido se tinha "moderado" demasiado. O comentador é descrito no livro 'Por dentro do Chega', de Miguel Carvalho, como um "propagandista militante da supremacia branca".

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável