
Dina Aguiar deixa os ecrãs da RTP a 10 de outubro, ao fim de 47 anos ao serviço da estação pública e 20 à frente do 'Portugal em Direto'. A decisão de afastar a veterana jornalista de 72 anos de idade partiu de Vítor Gonçalves, o novo diretor de Informação da RTP, que substitui Dina pela jornalista Sandra Fernandes Pereira, que fica assim à frente do programa 'Portugal em Rede', formato que toma o lugar do velhinho 'Portugal em Direto'.
Apanhada de surpresa, Dina Aguiar veio reagir às mudanças profissionais através das redes sociais. “O ‘Eixo Norte Sul’ também desaparece da antena da RTP3 , com o 'Portugal em Direto'. É tempo de renovação! E muito bem porque, para mim, este programa nunca fez sentido , apesar de curiosamente ter audiência”, confessou Dina Aguiar na sua conta de Facebook, sublinhando os bons resultados do programa, o que pode ser lido como uma crítica à decisão da direção de Informação.
Um dos rostos mais carismáticos da RTP, onde estava, como já referido, há 47 anos, Dina Aguiar tinha o futuro condicionado na estação do Estado desde 2023. A jornalista viu o seu estatuto na estação pública mudar desde que completou 70 anos, idade em que por lei precisa de ter autorização da administração para poder continuar a mostrar o seu valor. "A minha colaboração passa por um acordo de 6 em 6 meses", assumiu Dina Aguiar há precisamente dois anos.
A pivô do 'Portugal em Direto' sabia que a sua posição poderia mudar de forma inesperada, como está acontecer agora com a nova direção de Informação. Segundo foi avançado pelo 'Correio da Manhã', a substituição da jornalista em antena também está relacionado com o ordenado elevado. "Face às atuais restrições orçamentais que a RTP enfrenta, o valor auferido por Dina Aguiar foi considerado demasiado elevado, o que determinou o fim da ligação da jornalista à RTP", noticiou o 'CM'.