
O Coronavírus está a ter um impacto profundo na vida de Ljubomir Stanisic. O chef jugoslavo viu-se obrigado a fechar os seus restaurantes devido à epidemia do Covid-19, numa decisão feita "de coração apertado".
Antes disso, Stanisic deixara um apelo desesperado nas redes sociais, pedindo ajuda ao governo, "em nome de todos os chefes de cozinha e empresários de hotelaria que estão a sofrer como nunca antes sofreram".
Entretanto, o chef de 'Pesadelo na Cozinha', da TVI, chegou a dar entrevistas pedindo ajuda e relatando o momento complicado que está a viver. Iniciou também o movimento #tomates, ao lado de outros chefes que estão a viver a mesma situação. Mas nada disso resolve o problema de não ter como garantir o sustento das familias dos seus funcionários - que estão parados e sem data de regresso aos seus postos de trabalho.
Porém, este não é o primeiro golpe inesperado na vida do chef. Stanisic, que sobreviveu à guerra da Bósnia - chegando a ser criança-soldado - já teve de fechar definitivamente o restaurante que tinha em Cascais, cuja falência o levou a contrair uma dívida de meio milhão de euros.
Stanisic já garantiu que, na altura, chegou mesmo a dormir na rua durante algumas semanas e perdeu "90% dos seus amigos".
O que é certo é que, desde então, conseguiu refazer a sua vida, tornando-se num dos mais prestigiados chefs a nível nacional.