
Ângelo Rodrigues, 37 anos de idade, está internado no hospital de São José, em Lisboa, em coma induzido, mediante um quadro de pneumonia por aspiração, estando, neste momento, e de acordo com a SIC Notícias, fora de risco de vida.
A notícia apanhou o meio artístico de surpresa esta terça-feira, 14, e uma das questões que se colocou com maior veemência foi o que é, afinal, uma pneumonia por aspiração?
De acordo com o sítio da CUF, "a pneumonia é uma doença respiratória em que ocorre inflamação ou infeção dos pulmões. A pneumonia por aspiração acontece quando "aspiramos" corpos estranhos, como alimentos, saliva, líquidos ou até conteúdo gástrico regurgitado ou vómito, para os pulmões e se desenvolve inflamação e infeção subsequente".
"A probabilidade de ocorrer aspiração para os pulmões é maior caso haja alguma perturbação do normal reflexo da tosse, reflexo de gag, ou problemas de deglutição, sobretudo em pessoas com danos neurológicos, por exemplo, após acidente vascular cerebral (AVC)", lê-se ainda no sítio da internet daquele grupo de saúde.
O professor Francisco Antunes, especialista em doenças infecciosas, refere igualmente que esta situação pode ocorrer num "contexto de baixa substancial de consciência por ingestão abusiva de álcool outras substâncias". O clínico fez estas declarações à CMTV, sem se referir especificamente ao caso de Ângelo Rodrigues.
Os sintomas da pneumonia por aspiração e consequente inflamação pulmonar "surgem muito rápido, cerca de uma a duas horas após a aspiração. A pneumonia por aspiração desenvolve-se ao fim de um a dois dias após o episódio de aspiração", lê-se também no sítio da CUF, o que acaba por confirmar-se com o tempo de internamento de Ângelo Rodrigues, que, ainda de acordo com a SIC, terá dado entrada no hospital de São José no domingo, dia 12 de janeiro.