Quem assistia ontem à noite, quarta-feira, 29, ao debate entre Miguel Prata Roque e Rodrigo Taxa, deputado do Chega, na SIC Notícias não se deixou de surpreender com a discussão entre os dois homens. Tudo em direto. Vozes elevadas e insultos que levaram o habitual comentador da estação de Paço de Arcos a levantar-se e a abandonar o estúdio.
A gota de água aconteceu quando Rodrigo Taxa atirou: "Ó homem, cale-se". Miguel Prata Roque não se deixou ficar e garantiu: "O senhor não me manda calar nem aqui, nem em lado nenhum!”. O deputado do Chega retorquiu: "Eu mando calá-lo sempre que você me interromper. Quando esteve a falar, eu não lhe cortei a palavra uma vez. Portanto, se quer estar aqui, fala e depois ouve. Eu não estou para o aturar."
Foi aí que o socialista tirou o microfone, levantou-se e saiu. A jornalista, que estava a moderar o debate, acabou por dizer: "Não há condições para prosseguir”. Agora, o que todos querem saber é quem é Miguel Prata Roque, o homem que saiu deixando Rodrigo Taxa a falar sozinho.
Miguel Prata Roque tem 47 anos e é licenciado em Direito. Doutorado, é professor universitário e exerceu funções como Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros (2015-2017), no governo de António Costa; foi assessor do Gabinete de Juízes do Tribunal Constitucional (2007-2014), Adjunto do Ministro dos Assuntos Parlamentares (2005-2007), Membro da Comissão Nacional de Eleições (2006-2007) e Assessor Jurídico do Vice-Presidente do Parlamento Europeu (2004-2005).