'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Polémica

Os dias difíceis de Rita Matias! Namorado condenado por roubo e pai com ligações a grupo privado de movimento de extrema-direita

A deputada e 'braço-direito' de André Ventura passa por fase menos positiva, pois os homens que mais ama estão nas bocas do mundo.
Por FLASH! | 18 de junho de 2025 às 18:48
Conheça Rita Matias, a menina bonita de André Ventura que em breve poderá abandonar o seu mentor
André Ventura e Rita Matias
Hélio Filipe, segurança de Ventura e namorado de Rita Matias, foi condenado por roubo
Rita Matias relaciona-se com segurança de Ventura, condenado por roubo em Loures
Deputada Rita Matias enfrenta polémica familiar após condenação e ligações extremistas
Rita Matias
André Ventura e Rita Matias
Hélio Filipe, segurança de Ventura e namorado de Rita Matias, foi condenado por roubo
Rita Matias relaciona-se com segurança de Ventura, condenado por roubo em Loures
Deputada Rita Matias enfrenta polémica familiar após condenação e ligações extremistas
Rita Matias

Rita Matias, de 26 anos, tem dedicado grande parte da sua vida à carreira política, mas dentro do percurso profissional agitado, encontrou tempo para o amor. A deputada do Chega, de André Ventura, está apaixonada, e de acordo com a revista Vidas do Correio da Manhã do  passado sábado, dia 14, encontrou o amor dentro do próprio partido.

O eleito é Hélio Filipe, que trabalha como segurança privado de André Ventura, sendo que os dois se terão conhecido nos bastidores do partido. Só que o nome do namorado de Rita Matias saltou para a ribalta não apenas pelo romance com a deputada do Chega. O segurança foi alvo de uma condenação recente, que data de dezembro do ano passado, altura em que o Tribunal de Loures o condenou a dois anos de prisão, por pena suspensa, por roubo. Hélio, que à data da queixa trabalhava como segurança numa discoteca em Torres Vedras, foi acusado pelo queixoso de o ter agredido com violência para o expulsar do espaço, tendo outro homem como cúmplice. 

"Desferiram vários socos e pontapés no corpo do ofendido, que estava deitado no solo e impedido de se defender”, pode ler-se no acordão, divulgado pelo 'Observador'. Este era outro dos crimes pelo qual estava acusado, no entanto seria por roubo que acabaria por ser condenado, uma vez que o tribunal não conseguiu dar por provada a agressão. Conseguiu, isso sim, provar que já depois das agressões, e numa altura em que o homem estava prostrado no chão, o segurança procurou a sua carteira e retirou de lá o dinheiro que este tinha, 10 euros, subtraindo a nota. "Os dois agressores revistaram depois o homem e retiraram uma nota com o valor facial de 10 euros", é ainda visível no acordão. Por este crime, foi condenado a dois anos de prisão, com pena suspensa, e a pagar 500 euros ao homem agredido.

Não bastasse já isto, Rita Matias voltou a ver o seu nome envolvido em nova polémica. Desta feita por causa do pai,  Manuel Matias. O ex-assessor do Chega integrava uma lista de apoiantes do Movimento Armilar Lusitano (MAL), grupo de extrema-direita criado com o objetivo de derrubar o regime através de ações terroristas violentas contra instituições do Estado.  

Contactado pelo Correio da Manhã, Manuel Matias nega qualquer ligação. "Apanhou-me de surpresa. Não conheço o grupo. Estou, aliás, nos antípodas dessas pessoas", disse, apesar de o jornal ter confirmado que Manuel Matias chegou mesmo a publicar conteúdos naquele fórum no qual só se entrava via convite.

Poderá ler mais pormenores sobre toda a história a envolver o pai de Rita Matias no

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável