'
FLASH!
2025
Compre aqui em Epaper
Nacional

Presidente troca televisão pela primeira namorada

Marcelo tinha 6 anos de idade quando viu uma grande caixa entrar pela porta dentro. Até aos 12 anos ver televisão era o seu principal entretenimento. Trocou-o pela primeira namorada, Isabel.
Por Isabel Laranjo | 07 de março de 2017 às 23:02
Marcelo Rebelo de Sousa.jpg

Marcelo Rebelo de Sousa era uma criança de 6 anos de idade quando a televisão surgiu, em Portugal. E foi pelo olhar de "Celinho", como os pais o chamavam, que recordou aqueles tempos de meninice e encanto. 

"Surgem-me recordações deslumbradas de quando, quase não cabendo na porta de casa, vi entrar um caixote germânico, incomensurável, que ameaçava revolucionar os jantar familiares, sempre tão previsíveis", descreveu, durante a festa de celebração dos 60 anos da RTP, na sede da estação pública de televisão.

Celinho ficou fascinado. E, na escola, contava aos outros meninos o que ia vendo naquele caixote com imagens em movimento mas também o que aconteceu no primeiro dia de emissão, a que assistiu, na Feira Popular. "Porque era um privilegiado, afilhado do primeiro presidente da RTP, o esgotantemente enérgico Camilo de Mendonça, pude ir à Feira Popular espreitar, atrás das cortinas, as vozes herdadas da Emissora Nacional, em carne e osso".

BIRRAS PARA FICAR ACORDADO ATÉ TARDE

Entre os colegas foi uma sensação. "Era um conto de fadas, contado aos colegas da escola nos recreios, em sussuro, segredo de Estado que parecia, e, visto agora, era um caos criativo feito de improvisos e remendos". 

Cada vez mais encantado com a "caixinha mágica", Celinho queria ficar acordado até tarde. E volta a recordar a criança que foi "de maravilha em maravilha negociando com os pais o adiar do sono, para poder assistir a mais uma notícia. Mais uma reportagem. Mais uma série. No ecrã a preto e branco que lhe surgia como o mais variado caleidoscópio do Universo".

TELEVISÃO TROCADA PELO NAMORO

Celinho só deixou de ligar tanto à televisão quando surgiu o primeiro namoro, aos 12 anos, com Isabel Coelho Alves. "A RTP foi o melhor presente que recebi entre os 6 e os 12 anos de idade, altura em que a adolescência descobriu outros temas, e outras metodologias, de conhecer e de gozar a vida".

Apesar da tenra idade, o namoro pegou de estaca e durou até aos 14 anos. Marcelo e Isabel conheceram-se durante uma partida de ténis, no Estoril.

Curiosamente, Isabel Coelho Alves é neta do neurocirurgião que haveria de operar António de Oliveira Salazar, após o estadista ter caído da cadeira, em 1968, e sofrido um hematoma craniano.

O Presidente lembrou, ainda, diversos momentos marcantes da RTP. Os festivais, as séries, as mensagens enviadas pelos militares que lutavam na Guerra Colonial, importantes momentos desportivos, a Telescola, a chegada do Homem à Lua e o programa 'Zip-Zip'.

HOMENAGEM A MARCELLO CAETANO E 'GABRIELA'

Marcello Caetano, padrinho de casamento dos seus pais, Maria das Neves e Baltazar Rebelo de Sousa, também não foi esquecido. Afinal de contas, foi Caetano a assumir os comandos do país após o acidente de Salazar. E ficaram célebres as suas 'Conversas em Família', emitidas entre 8 de janeiro de 1968 e 28 de março de 1974. 

O Presidente reconhece o mérito do "choque impulsionado pelo vice-líder, que haveria de ser o líder e começou por perceber a rutura que se prefigurava mas que, anos volvidos, já não poderia nem conseguiria controlar". 

A terminar, Marcelo Rebelo de Sousa recordou o caricato dia em que houve "quase tolerância de ponto para poder assistir ao epílogo", da telenovela 'Gabriela'. Nesse dia, até o Parlamento parou para os deputados se despedirem da sensual Sónia Braga, a atriz que protagonizou a primeira telenovela transmitida em Portugal.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável