'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Estreia

RTP goza com a vida difícil em Lisboa: um pinga-amor, mentiras, especulação imobiliária e pancadaria

Moradores expulsos das casas no centro da cidade, entregue cada vez mais aos turistas. Estação pública estreia série, uma metáfora dos tempos modernos, com Heitor Lourenço e Mikaela Lupu.
Por João Bénard Garcia | 30 de julho de 2023 às 12:45
Heitor Lourenço, Mikaela Lupu
Heitor Lourenço, Mikaela Lupu
heitor lourenço, mikaela lupu
heitor lourenço, mikaela lupu
pub
heitor lourenço, mikaela lupu
Heitor Lourenço, Mikaela Lupu
heitor lourenço, mikaela lupu
heitor lourenço, mikaela lupu
heitor lourenço, mikaela lupu

Heitor Lourenço, de 55 anos de idade, e a colega Mikaela Lupu, de 27, são duas das estrelas da nova série que a RTP1 estreia esta segunda-feira, 31, e irá para o ar durante mais 12 dias úteis do mês de agosto. Chama-se 'Ao Largo', foi gravada em 2021, mas continua muito atual. A 'TV Guia' falou com os dois atores, que contam tudo o que vamos ver.

"Vou ser o mauzão excessivo e simpático, que se trai nas suas intenções, por ser um pinga-amor. Ele é mitómano e acredita muito naquilo que diz. Não o fiz e não o sinto como sendo um aldrabão, porque ele acredita que vai construir ali, na zona da Feira da Ladra, um prédio de não sei quantos andares, o maior de Lisboa, com piscinas e heliporto", avança Heitor Lourenço.

O ator sente na pele a realidade de uma cidade onde impera a especulação imobiliária, os alojamentos turísticos brotam como cogumelos e novos e velhos são expulsos do centro. "Como morador da cidade de Lisboa, a gentrificação é um problema a que estou atento. À minha volta vejo pessoas a desaparecer e turistas a chegar. A cidade de Lisboa é muito habitada por uma população mais idosa e por jovens que, neste momento, estão a ser despejados. É muito complicado! Os mais velhos porque não têm condições e não sabem para onde ir. Aos mais novos é roubada a capacidade de sonhar. Esta série, e em particular a minha personagem, são quase uma metáfora desta estupidez e megalomania que está a acontecer nas nossas cidades", remata o ator à mesma revista.

Mikaela Lupu será uma heroína em fuga na minissérie da estação pública, e por isso vê a história de outro prisma. "Vou ser desalojada. Sou a Leonor, uma rapariga nova, ambiciosa, de origens humildes, de Matosinhos e que vai para Lisboa lutar pelos seus sonhos. Consegue e chega longe. Até que um dia percebe que se meteu em coisas a mais e, quando se tenta desapegar, percebe que é tarde e tem de fugir e largar tudo com a roupa que tem no corpo", conta à 'TV Guia', acrescentando que "dá de caras com André (Renato Godinho) e com a família dele e começam as peripécias. Será uma série com muita ação e mistério, mas, acima de tudo, é cómica e leve. É para a família ver toda junta, muito genuína, divertida e pouco previsível."

A jovem atriz, de origem moldava, garante ainda que, em 'Ao Largo', haverá "muitas cenas de ação", de "quase porrada", onde usará tudo o que aprendeu no passado a treinar kickboxing. "Só faltou andar de moto. Eu sugeri, eles não quiseram aproveitar. Tenho carta e paixão por motos."

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável