
Teresa Guilherme, 69 anos de idade, é um nome marcante na história contemporânea da televisão em Portugal. Produziu e apresentou muitos dos grandes formatos que fizeram a SIC crescer e, posteriormente, foi considerada a rainha dos reality shows. Foi ela que conduziu as primeiras edições do 'Big Brother', 'Casa dos Segredos' ou 'Love on Top'. Após uma paragem de dois anos na apresentação, Teresa regressou em 2020 com o 'Big Brother' e, no ano seguinte, o 'Big Brother – Duplo Impacto', ao lado de Cláudio Ramos, também na TVI.
Perante este currículo, Teresa Guilherme tem autoridade mais do que suficiente para tecer algumas críticas à nova era dos reality shows da TVI, que considera terem perdido a sua verdadeira essência. "São programas que ainda se mantêm de pé, milagrosamente, mas já não são a mesma coisa…", considerou em declarações à revista 'Boa Onda'.
"Os últimos reality shows que fiz não foram uma boa experiência. E não estou a dizer que foi por causa do Cláudio Ramos, com quem apresentei o último. Não foi por causa dele, mesmo. Simplesmente já havia muitas regras, muita gente a dar palpites. Eu tentei que aquilo se parecesse com os reality shows que apresentei durante anos, mas já não dava", lamentou.
Para além disso, Teresa Guilherme assume que foi "obrigada" a cumprir com indicações com as quais discordava. "Obrigaram-me a fazer uma série de coisas com que eu não concordava. Já estava tudo distorcido e mudado… para pior, quanto a mim", aponta.
Teresa Guilherme confessa igualmente à revista que nunca assistiu aos reality shows apresentados por Cristina Ferreira ou Manuel Luís Goucha. A apresentadora admite que voltaria ao formato mas só se fosse "de raiz". "Também não sei se há dinheiro", salvaguarda Teresa Guilherme.