É um nome sobejamente conhecido, até por quem ainda não esteve em nenhum dos seus restaurantes, uma vez que José Avillez já recebeu diversas distinções, incluindo duas estrelas Michelin pelo seu talento na cozinha do restaurante 'Belcanto', em Lisboa.
O chef português, de 46 anos, pensou ser arquiteto mas foi entre tachos e panelas que acabou por dar largas à sua paixão profissional. Em entrevista à revista Sábado, Avillez fala do seu percurso de vida e não esconde como a sua adolescência ficou marcada pela morte prematura do pai e o medo de perder a mãe.
Já sobre os dias passados na cozinha, o conhecido chef assume que não foi fácil chegar ao sucesso. "Tive muitos burnouts, que mantive muitas vezes em segredo, para não causar preocupação", revela nesta entrevista de vida.
"Com a abertura do [restaurante] Bairro, passei 36 horas a soro no hospital e perdi 10 quilos em três semanas", conta ainda. À pergunta se recuperou logo, José Avillez responde: "Fiz terapia e tive também uma 'coach' que me dizia: 'Imagina que tens uma doença gravíssima, e só podes fazer algumas coisas, tens que escolher.' Nunca consegui fazer esse exercício."