A jornalista e analista política e o conhecido historiador, ensaísta, escritor e comentador político viveram uma bonita mas conturbada história de amor. Ambos licenciados em Filosofia, acabaram por se conhecer graças ao jornalismo. E o romance improvável, pois Constança Cunha e Sá era 17 anos mais nova do que Vasco Pulido Valente, aconteceu.
O romance começou nos anos 90, quando se casaram pela primeira vez [1996]. Entretanto o historiador e a jornalista separaram-se, mas a 10 de setembro de 2001 voltaram a oficializar a relação e casaram pela segunda vez. Constança só teve um filho, Miguel Stilwell, hoje com 38 anos, nascido do seu primeiro casamento com Simon Peter Stilwell. Também Vasco Pulido Valente só teve uma filha do seu casamento com a actriz Maria Cabral.
A separação definitiva aconteceu em 2009. Mas parece que os dois acabaram por não conseguir manter a amizade, ainda assim Constança Cunha e Sá foi acusada de assumir o papel de "viúva" depois da morte de Vasco Pulido Valente (2020) e já ele tendo refeito a sua vida ao lado da arquiteta Margarida Penedo.
Nessa altura, também a jornalista havia voltado a casar. O seu quarto casamento foi com o jornalista António Ribeiro Ferreira que acabou por morrer em 2022, vítima de cancro no pâncreas.
Constança Cunha e Sá morreu esta terça-feira, 2 de dezembro, vítima de doença prolongada. A jornalista e analista política tinha apenas 67 anos.