Não há ninguém em Portugal que não conheça o nome de José Cid, mas poucos saberão que o músico é neto de um barão e sobrinho de um visconde. Isto para dizer que o autor de tantos e tantos êxitos musicais nasceu em "berço de ouro" já que foi criado no seio de uma família abastada.
Ao património familiar, José Cid juntou ainda os proveitos de uma vida dedicada - com muito sucesso, diga-se - à música. Só que o facto de ser um privilegiado - chamemos-lhe assim - não impede o cantor de olhar à sua volta e estar atentos aos outros.
Assim, José Cid e a mulher, a timorense Gabriela Carrascalão, decidiram recentemente abrir as portas da sua casa - uma quinta na zona da Anadia - às crianças e jovens da localidade de Mogofores e proporcionar-lhes um dia diferente na sua piscina.
José Cid revelou este seu gesto numa partilha feita no Facebook onde publicou um vídeo desse dia em que a sua casa foi invadida pela alegria dos mais novos. A atitude do músico foi elogiada pelos seguidores: "Um bem haja ao José Cid que há anos abre as portas da sua casa às gentes de Mogofores; que Deus lhes dê em dobro todo o bem que faz", "Com tão pouco se fazem crianças felizes! Muitas nunca saberiam ao vivo o que é uma piscina se José Cid não abrisse as suas portas para elas. Grande gesto de generosidade e solidariedade!" ou "Se bem me recordo, já em 1986 ele permitia que nós (crianças na altura), usássemos a piscina quando quiséssemos. TIO ZÉ É O MAIOR".