
Andam estranhos os tempos televisivos, o que é natural já que os hábitos do público estão a mudar. Com o cabo a ganhar cada vez mais terreno, o mesmo no streaming, coisa que não é propriamente uma novidade mas cuja adaptação é complicada para os operadores tradicionais, há que fazer opções estratégicas sem entrar em pânico com os resultados.
Só que, como televisão mexe com milhões (e não, não estou a exagerar) isso é dramático pois cada erro, num tempo que deixou de ser de vacas gordas, pode ser calamitoso.
Nesta realidade esquizofrénica, onde a calma e a estratégia são fundamentais, os dois operadores privados em sinal aberto decidiram criar uma espécie de fim de semana de “alta roda de póquer”, uma espécie de tudo ou nada decisivo para o verão – como se isso fosse assim tão claro.
SIC e TVI trataram assim de colocar todas as suas fichas no último fim de semana deste mês, em particular no domingo. Teremos, anuncia a 'TV Guia' nesta edição, final de ‘Casados à Primeira Vista’ e de ‘Big Brother’ na mesma noite, a primeira em direto, ao contrário do habitual. Teremos estreia do novo ‘BB’ na segunda-feira seguinte, teremos bola, teremos Mourão e não sabemos ainda o que teremos mais neste crescendo. A questão não será “que ganhe o melhor”, isso é claro. A questão é: então e depois disto, qual é o plano?