1. Catarina Furtado apareceu deslumbrante, com um decote sexy, na primeira gala do The Voice Portugal, da RTP1, no domingo, dia 27, e recebeu, imediatamente, milhares de elogios nas redes sociais. Faltou dizer o mais importante. Esta apresentadora, que eu acompanho de perto desde 2001, tem um currículo imaculado na televisão portuguesa, de fazer inveja à maioria dos seus colegas. Hoje, com os holofotes a incidirem noutros rostos, Catarina manteve o seu caminho, o da coerência e o da dignidade, mostrando que as figuras públicas podem (e devem) fazer mais pelos outros, aqueles, afinal, que, todos os dias, necessitam de ajuda. Se gosto de a ver com um decote sexy? Sim. Mas gosto ainda mais de a ver como presidente da Associação Corações com Coroa, como embaixadora da ONU e como autora-apresentadora-repórter-editora de Príncipes do Nada, onde mostra que a solidariedade e a acção não são palavras vãs neste mundo... medíocre, ganancioso e injusto.
2. As administrações passam, as direcções de Informação mudam, mas a RTP1 continua sempre muito plural e democrática no critério que dedica ao comentário político: agora, desde domingo, 27, conta com a socialista Ana Gomes e o social-democrata Nuno Morais Sarmento, um velho conhecido da estação, que até já tutelou no passado. No meio de tanto Bloco Central, salva-se Cristina Esteves, a pivô do Telejornal.
3. Chama-se Câmara Exclusiva, é um magazine social, passa aos sábados na TVI, às 14:00, e tem potencial para se bater com o velhinho Alta Definição, da SIC. Perdido num dos canais temáticos da estação, durante muito tempo, o formato regressou renovado, com caras mais mediáticas – grande pedalada de Mónica Jardim! –, e, se for acarinhado e (bem) trabalhado pelo director-geral, Bruno Santos, há aqui muito território para conquistar neste horário. Se há...
4. Escrevi isto no final de 2015: "Nunca é tarde para se vencer na vida. Aos 41 anos, já com muitas horas de trabalho em cima das costas, Nuno Eiró confirmou que pode ser mais do que aquele repórter…" Não me enganei, como se vê em Somos Portugal, da TVI, aos domingos. Ele está pronto para assumir melhores desafios profissionais. Venham eles!