
A RTP1, a RTP2 e a RTP3 vivem mínimos históricos, tudo numa altura em que o Governo tem um plano para os média. Uma das medidas é a redução da publicidade na estação pública, que lhe valeu quase 22 milhões de euros em 2023.
Um jornalista da casa disse-me que "podem fechar a RTP3 e aumentar as notícias na 2". Outro até me falou que ‘O Preço Certo’ "pode ter os dias contados". Ora, chegados aqui, é bom recordar que ‘O Preço Certo’ é o programa de Fernando Mendes, o único que garante – penso não estar a ser injusto para ninguém – audiências. Que faz companhia a milhares de portugueses, de segunda a sexta, antes de jantar, há mais de 20 anos. Haverá fundamento no fim de ‘O Preço Certo’, de Fernando Mendes, na RTP1? Têm a palavra SIC e TVI.
Fernando Mendes, mesmo mudando de camisola e até de formato, podendo perder alguns espectadores neste processo, será sempre um ativo extraordinário, no horário das 19:00/20:00. E, na minha modesta opinião, se isso vier a acontecer, ou seja, sair da RTP, Fernando encaixaria na TVI como um luva, quando a estação de Queluz de Baixo prepara a transferência de Manuel Luís Goucha para os domingos à tarde, a partir de novembro.
Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Por uma razão simples: porque sempre se sentiu feliz e estável na RTP. Pode estar a chegar o momento de mudar de vida.