
Cheguei a gostar de João Manzarra, quando se transferiu da SIC Radical para a SIC, em 2009, mas rapidamente percebi que aquele rapaz engraçado não passava, afinal, disso mesmo: um rapaz engraçado.
Depois de ter estado quase dois anos de férias, o apresentador regressou no domingo, dia 9, com 'Just Duet – O Dueto Perfeito', e as audiências foram catastróficas: 600 mil espectadores. Para se ter uma pequena ideia do peso dos números, deixo aqui os da concorrência, à mesma hora: 'Got Talent', da RTP1, com 900 mil, e 'Pesadelo na Cozinha', da TVI, com 1,6 milhões.
Não explica tudo, mas ajuda a explicar muita coisa: dois dias antes da estreia de 'Just Duet – O Dueto Perfeito', João Manzarra deu uma entrevista à revista 'Sexta', do Correio da Manhã, e ela é bem reveladora de que o apresentador está a mais na SIC, que lhe paga um principesco ordenado mensal, mesmo que esteja sem fazer nada. "Tenho exclusividade com a SIC, que me vai propondo programas, que aceito ou não." Portanto, só faz o que quer na estação. "As audiências passam-me um bocadinho ao lado, sinceramente." Portanto, os directores e os acionistas que se lixem. "Sinto que estou a viver os meus últimos anos de apresentação, por vontade própria." Portanto, falta-lhe ambição e objetivos. "Tenho tantos interesses e coisas que gosto de fazer, que prefiro canalizar as minhas energias para os meus negócios e para ter mais ideias." Portanto, a cabeça está em todo o lado menos em Carnaxide. "A seguir, vou fazer um piercing no nariz, tipo à porquinho, para ver se o meu cabelo deixa de ser tema. Se calhar, um dia, mudo de sexo." Portanto, continuamos a ter um garoto irresponsável… com responsabilidades na SIC.
Eu, se fosse seu diretor de Programas, e a SIC até tem dois, sei bem o que lhe fazia: chamava Ljubomir Stanisic e punha-o a dar umas quantas aulas a João Manzarra. É que só se vence na vida com seriedade, dedicação, rigor, profissionalismo… e paixão.