
1. MasterChef Celebridades estreou no sábado, 29, e perdeu para a novela Amor Maior, da SIC, sem conseguir chegar ao milhão de espectadores – 999 200, mais concretamente. Apenas com um episódio transmitido, mas com um forte investimento da TVI no concurso de Leonor Poeiras (gosto dela), é cedo para fazer funerais, embora, para já, estes números não deixem antever um futuro risonho. "Esperamos conquistar bons resultados com a aposta neste programa, tendo em conta o historial das anteriores edições, que tiveram grande acolhimento do público. Além disso, o mundo das celebridades atrai sempre muitas pessoas", dizia Bruno Santos, director-geral da estação de Queluz de Baixo, antes do arranque. Vamos ver. Certo, certo é que uma novela, seja ela Ouro Verde ou A Impostora, prende mais gente ao pequeno ecrã.
Por isso, para mim, se MasterChef Celebridades, com Sílvia Rizzo, César Peixoto e companhia, não ganhar um sábado à concorrência directa, esta é mais uma derrota para a TVI, tal como foram Casa dos Segredos, Love on Top e Let’s Dance. Por muitas voltas que Bruno Santos tente dar depois, mesmo que nunca tenha dito que um bom resultado é ser primeiro, as audiências são como o algodão...
2. A gala dos Globos de Ouro, uma imagem de marca da SIC, foi o quarto programa mais visto do dia, no domingo, 21, prendendo só 954 500 espectadores. É natural. Com tanto investimento e tanta gente a pensar o certame, custa aceitar a funesta cenografia, o alinhamento sem imaginação, a ausência de rasgo na selecção musical e um humor medíocre e confrangedor.
E, sim, Bárbara Guimarães, que acabou por ser a estrela do Coliseu, muito por culpa do discurso de Rodrigo Guedes de Carvalho, faria melhor do que João Manzarra, um péssimo apresentador, apesar de eu ter escrito, logo após o início do seu polémico divórcio com Manuel Maria Carrilho, que a sua história na TV tinha acabado. Mas vem aí um novo programa, em Junho, sobre decoração, e ela está aí para provar que não são só os gatos que têm sete vidas.
* O autor desta crónica escreve de acordo com a antiga ortografia