
O IRA (Intervenção e Resgaste dos Animais) já reagiu às acusações de Ana Bastet e João Cabeleira, que disseram que as fotografias dos seus cães em más condições foram manipuladas. O grupo revelou no Facebook novas imagens chocantes dos animais.
"Manipulação de imagens? O IRA esteve lá e disse que estava tudo bem? Os cães estão magros por serem velhotes?", começou o IRA por dizer numa nota, a desmentir as respostas públicas de Ana Bastet e João Cabeleira.
"Na outra parte da habitação, visível do exterior, encontra-se esta situação perturbadora em vários sentidos. Uma vez que esteve presente a Vet. Municipal em conjunto com o SEPNA, o IRA limitou-se a observar e a reunir mais elementos para formalizar a sua participação à Guarda Nacional Republicana. Não estão reunidas as condições de higiene ou bem-estar", refere o grupo. "Os animais apresentam uma condição corporal de magreza, desconhecendo o IRA o motivo para tal. Dadas as circunstâncias em que se apresentavam os dois espaços, é possível verificar que existe negligência", acusa, mostrando um leão da Rodésia com apenas 2 anos de idade. "
A denúncia partiu da taróloga Maya no último domingo, 26, afirmando, sem revelar nomes, que duas figuras públicas têm "os cães neste estado (fome, falta de água, higiene inexistente, risco de doença)".