A premissa deste artigo vem na base de: adoro maquilhagem, gosto de experimentar tudo e mais alguma coisa, mas depois, no dia a dia, não tenho paciência para aquelas rotinas complexas e, na maior parte das vezes, fico-me pelo creme com cor.
Descobri que não podia, ao menos, falhar este passo quando, ao sair de casa basicamente sem nada, passava o dia a ouvir. "Dormiste bem?", "andas cansada", e "oh, a tua filha não te deixa dormir, não é?" Mas não foi só por ser um pouco enervante estar recorrentemente a ouvir isto que cedi à pressão e comecei a aplicar um creme com cor. A questão aqui é que, neste caso, os coros críticos tinham efetivamente razão. A minha pele está ali entre o branco e o amarelo e o verão (e por verão entenda-se a única semaninha de férias que passo inteiramente ao sol) é a única altura do ano em que pareço minimanente saudável sem nada na cara.
Portanto, adotar este passo fez mesmo a diferença. Por isso, quando começámos esta rubrica de testes no Flash! Indica, decidi que este era um artigo que gostaria de fazer: experimentar uma vasta gama de opções para sugerir o que há de porreiro no mercado e que não faz, basicamente, com que gastemos este mundo e o outro.
Vamos falar aqui de cinco hidratantes com cor, dois deles já conhecia bem e por isso podia recomendá-los à partida de olhos de fechados, e outros que me propus a experimentar entretanto e gostei (dos que ficaram pelo caminho nem vale a pena perder tempo a falar, RIP, paz à sua alma).
O preferido: Erborian CC cream
A Erborian é uma marca coreana de beleza que tem produtos maravilhosos. Conheci-a há um par de anos quando uma maquilhadora aplicou este cc cream Doré no meu rosto. Fiquei imediatamente apaixonada. Quando se coloca na pele tem aquela textura de creme e à medida que se vai espalhando assume uma tonalidade próxima do nosso tom, mas com um leve toque douradinho (há outras tonalidades disponíveis, mas este Doré é qualquer coisa). O aspeto final é como se não estivesse a usar maquilhagem e estivesse apenas levemente bronzeada. É assim aquele amor de verão que dá logo um up, sem que a pele fique, no entanto, com aquela textura que, às vezes, as bases deixam e rouba um pouco a naturalidade ao rosto. Não duvidem: é ma-ra-vi-lho-so!
Filorga Oxygen-Glow
Se o Erborian é o grande favorito para o verão pelo tom douradinho que dá à pele, este CC creme da Filorga é o melhor amigo do ano inteiro. A textura é muito fresca, muito ligeira e ao espalhar-se na pele vai assumindo a tonalidade desta e disfarçando as imperfeições. Não é aquele creme que vai cobrir as borbulhas em profundidade, é como se fosse um filtro que dá um brilho extra. Ou seja, o que eu senti da primeira vez que apliquei é que havia qualquer coisa de diferente, de mais uniforme e perfeitinho no meu rosto, ainda que não se notasse exatamente em que consistia essa diferença. Mas ela é muito evidente. Além disso, é altamente hidratante e ainda tem proteção contra os raios ultra-violeta. É mais caro, sim, mas vale cada cêntimo (aliás, toda esta linha Oxygen Glow da Filorga é excelente).
L'Oréal BB Magic
Já tinha ouvido falar muito bem deste BB Cream da L'Oréal e, de facto, confirma-se a teoria. Diz aqui que ele é um aperfeiçoador 5 em 1 e que ainda tem um complexo vitamínico ideal para a pele. Sobre essa parte não me posso pronunciar, mas na verdade ele é a alternativa com qualidade mais em conta. É assim muito ligeirinho, muito suave e tem um cheiro incrível. Eu pedi a tonalidade médio claro e é perfeita, assim um tom clarinho com um leve glow de bronzeado.
Max Factor - Miracle Second Skin
Agora entramos na esfera dos cremes com cor com um pouco mais de cobertura. Ou seja, se gosta dos bb ou cc creams mas sente que precisava de um pouco mais de camuflagem, estes de que vou falar a seguir são um passo em frente nesse sentido. Não conhecia esta marca Max Factor, mas fui altamente influenciada pelas reviews, que elogiavam esta base hidratante muito ligeira como a última coca cola do deserto. E, de facto, ela é incrível. Tem um doseador em pump e é super fácil de aplicar, fundindo-se perfeitamente com a pele. Mais uma vez, escolhi o tom neutral medium, que é perfeito para peles mais claras, mas que tira o aspeto mais pálido. Este creme é o reminder de que precisamos mesmo de experimentar as marcas mais económicas para perceber como, muitas vezes, são tão boas ou melhores do que as consideradas topo de gama. Está aprovado.
Wet n Wild
E por falar em efeito bb (bom e barato), quisemos mesmo experimentar este creme com cor da Wet n Wild, porque na verdade é o mais barato da Amazon e tem quase 20 mil reviews incríveis. Não vou mentir, de todos foi sem dúvida o que menos gostei, porque é assim mais líquido e, às tantas, parecia que já estava a espalhá-lo há séculos e nunca mais conseguia matificar a pele. No entanto, no final o efeito está ok. Tira aquele aspeto cansado, dá um brilhozinho e, de facto, o preço é incrível. Mas por mais três euros eu escolhia, por exemplo, o da Max Factor. Para tirar as teimas, experimentei num lado da cara o da Max e no outro este e, de facto, sinto que o da Max Factor consegue um efeito mais homogéneo e iluminado. Ainda assim, é um produto honesto e que cumpre bem o seu papel.