'Oppenheimer' é o grande vencedor da noite dos Óscares
Filme protagonizado por Cillian Murphy arrecadou 7 Óscares: Melhor Ator (Cillian Murphy), Melhor Ator Secundário (Robert Downey Jr.), Melhor Banda Sonora Original, Melhor Fotografia e Melhor Montagem, além dos óscares de Melhor Filme e Melhor Realização.
E a noite foi de 'Oppenheimer'. O palco do Dolby Theatre, em Los Angeles, recebeu este domingo mais uma gala do cinema e houve um verdadeiro desfile de estrelas de Hollywood. O filme que fala do pai da bomba atómica venceu um total de sete estatuetas na 96.ª edição dos prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, entregues na madrugada desta segunda-feira.
No final, a obra de Nolan somou sete óscares: Melhor Ator (Cillian Murphy), Melhor Ator Secundário (Robert Downey Jr.), Melhor Banda Sonora Original, Melhor Fotografia e Melhor Montagem, além dos óscares de Melhor Filme e Melhor Realização. 'Pobres criaturas', do realizador grego Yorgos Lanthimos, que somava 11 nomeações, conseguiu quatro: Melhor Atriz (Emma Stone), Melhor Caracterização, Melhor Guarda-Roupa e Melhor Design de Produção.
O filme de Martin Scorsese, 'Assassinos da lua das flores', que partiu com 10 nomeações, entre as quais as de Melhor Filme e Melhor Realização, não obteve qualquer Óscar, à semelhança de 'Maestro', de Bradley Cooper, uma biografia do compositor e regente Leonard Bernstein, que foi candidato a Melhor Filme.
'Barbie,' de Greta Gerwig, obteve apenas uma estatueta das oito nomeações, para a canção de Billie Eilish e Finneas: 'What was I made for?'. Este foi o segundo Óscar conquistado pela dupla de irmãos, depois de há dois anos terem vencido na mesma categoria com a canção tema do filme '007: Sem tempo para morrer'.'