
Na mesma semana estrearam em simultâneo nas salas de cinema pelo mundo fora dois dos filmes mais esperados do ano, arrastando milhões aos cinemas e com o particular simbolismo do contraste temático de ambos.
De um lado, ‘Barbie’, o filme a tons de cor de rosa de Greta Gerwig sobre a mais famosa boneca da história, interpretada por Margot Robbie, que, nesta longa-metragem, contracena com Ryan Gosling, ator que dá vida ao Ken. Do outro, o thriller ‘Oppenheimer’, novo projeto do aclamado realizador Christopher Nolan com Cillian Murphy (o Tommy Shelby de ‘Peaky Blinders’) no papel titular de J. Robert Oppenheimer, o "pai" da bomba atómica que devastou as cidades japonesas de Hiroxima e Nagasáqui na II Guerra Mundial.
Em conjunto, estas estreias ficaram denominadas como ‘Barbenheimer’, uma amálgama dos dois títulos, que se manteve nas tendências das redes sociais nas últimas semanas, com vários espetadores a terem optado por fazer sessões duplas para poder experienciar as duas obras, que, no cômputo geral, têm sido elogiadas tanto pela crítica da especialidade como pelos espetadores.
E então, quem está a sair vencedor deste confronto nos cinemas portugueses? Segundo os dados do Instituto de Cinema e Audiovisual para os dias 20 a 23 de julho, isto é, desde quinta-feira até domingo, a vitória é mesmo de ‘Barbie’, que já teve mais de 189 mil espetadores, traduzindo-se numa receita de bilheteira de aproximadamente 1 milhão e 144 mil euros. Já ‘Oppenheimer’ levou mais de 80 mil espetadores com uma receita de 579,4 mil euros.
Para se compreender a dimensão destes números, é importante referir que somente estes quatro dias de exibições colocam ‘Barbie’ na 9.ª posição de filmes vistos neste ano nas salas em Portugal, enquanto ‘Oppenheimer’ é já 14.ª, significando que ambos constituem sucessos assinaláveis. Por enquanto, a liderança desta classificação de 2023 é de ‘Velocidade Furiosa X’, com o décimo capítulo da saga com Vin Diesel no papel principal a ter levado às salas 683 mil e 465 espetadores, que renderam mais de 4,2 milhões de euros.
Em termos de bilheteira no acumulado dos vários mercados mundiais, ‘Barbie’ também levou a melhor com receitas de 511 milhões de dólares (461,1 milhões de euros) contra os 176 milhões de dólares (158,8 milhões de euros) para ‘Oppenheimer’, de acordo com a ‘Polygon’. Nos Estados Unidos, por exemplo, foi o quarto fim de semana mais concorrido da história no cinema, segundo a ‘Deadline’.
Acima do debate que separa os fãs dos dois filmes, está um facto que parece ser unânime entre as publicações relativas à Sétima Arte: esta dupla estreia significou um novo fôlego para a indústria cinematográfica e há quem diga mesmo que, numa era que tem sido dominada pelo fenómeno do ‘streaming’, o cinema estará mesmo de volta.