
As autoridades aproveitaram este dia 14 de fevereiro, data na qual se celebra o dia de São Valentim, para difundir campanhas de sensibilização contra a violência no namoro.
Campanha #VaisParar#VaisParar de agredir?#VaisParar de ver sem denunciar?#VaisParar de pensar que a culpa é tua?#VaisParar de não aconselhar?
— GNR - Guarda Nacional Republicana (@GNRepublicana) February 14, 2022
A violência tem de parar e denunciar é uma responsabilidade coletiva. Nós paramos! E tu? Vais parar? pic.twitter.com/XebxrhFpJp
A GNR lançou a campanha ‘#VaisParar’: "Campanha #VaisParar. #VaisParar de agredir? #VaisParar de ver sem denunciar? #VaisParar de pensar que a culpa é tua? #VaisParar de não aconselhar? A violência tem de parar e denunciar é uma responsabilidade coletiva. Nós paramos! E tu? Vais parar?", descreveu nas redes sociais, acompanhado por um vídeo ilustrativo.
Por sua vez, a PSP sublinhou em comunicado enviado à ‘Lusa’ os números relativamente a este género de crimes: "Mais de 2.215 denúncias de violência no namoro, sendo a grande maioria das vítimas do género feminino." A autoridade de segurança pública acresceu ainda: "A intervenção precoce é um dos princípios de atuação consagrado na legislação de menores em Portugal e, particularmente nesta matéria, são reconhecidos os efeitos negativos na formação da personalidade e referências sociais das crianças quando expostas à violência em ambiente familiar."