
A escolha do presidente francês Emmanuel Macron para substituir Jean-Luc Martinez na presidência do Museus do Louvre após oito anos recaiu em Laurence des Cars, tornando-a na primeira presidente da história do icónico museu parisiense, que abriu portas em 1793.
Des Cars, que iniciará funções em setembro, afirmou ao ‘New York Times’ que os quatro anos como diretora do Museu de Orsay a providenciaram com a confiança necessária para assumir este papel: "O presidente provavelmente viu que estava pronta para o cargo e que não estou nervosa, é imperativo que me mantenha tranquila", afirmou.
Em declarações ao ‘France Inter’, declarou também que "o Louvre pode ser totalmente contemporâneo, pode abrir-se ao mundo de hoje enquanto nos conta o passado, dando relevância ao presente através do brilhantismo dos tempos idos", relevando que uma das primeiras medidas que está a considerar é a de alterar as horas de abertura do museu para que os jovens trabalhadores consigam visitar o espaço.
A natural de Antony, um subúrbio de Paris, chegará assim aos 55 anos à presidência de uma instituição pela qual passou na sua formação académica, tendo estudado História da Arte na École du Louvre após ter frequentado também a prestigiada Universidade Paris-Sorbonne. No currículo, para além do Museu de Orsay, está igualmente o Instituto Nacional do Património francês.