
Constança Braddell morreu ontem, 11 de junho, ao início da tarde. Não resistiu a complicações inesperadas de saúde. Ficou conhecida dos portugueses pela luta que travava contra a doença fibrose quística, uma doença genética que afeta principalmente os pulmões e reduz a esperança de vida. Constança comoveu o País quando levou esta batalha para as redes sociais e deixou um grito de desespero pela vida, com o objetivo de conseguir o medicamento que lhe podia dar a esperança de controlar a doença.
Em abril mostrava-se recuperada depois de ter acesso ao Kaftrio, o medicamente que lhe podia prolongar a vida mas que até então não havia em Portugal. Desde setembro do ano passado que a saúde de Constança estava a piorar, já sem conseguir respirar sozinha, ligada todos os segundos do dia a oxigénio e a um ventilador não invasivo durante o sono. Em abril a esperança renascia.
Constança dava sinais de que estava a conseguir vencer os sintomas mais complicados da doença. Só que infelizmente, o estado de saúde da jovem sofreu um duro revés e a jovem foi internada nos cuidados intensivos em estado grave, com várias complicações. Foram semanas de luta, com a família a pedir energia positiva para que Constança conseguisse vencer mais esta dificuldade. Após semanas em que esteve a lutar pela vida, Constança não resistiu. "É com grande tristeza que hoje, dia 11 de julho pouco depois das 14h, a nossa querida Constança nos deixou", escreveu a família na conta de Instagram da jovem.
Foram semanas de luta, com a família a pedir energia positiva para que Constança conseguisse vencer mais esta dificuldade. Após semanas em que esteve a lutar pela vida, Constança não resistiu. "É com grande tristeza que hoje, dia 11 de julho pouco depois das 14h, a nossa querida Constança nos deixou", escreveu a família na conta de Instagram da jovem.
"A Constança viveu constantemente a sua vida com um admirável positivismo e entrega. Nunca tomou nada por garantido, apreciando cada momento da sua vida como se fosse o seu último. Obrigada a todos os que se juntaram recentemente para ajudá-la a celebrar a Vida - é graças a todos e cada um de vós que ela viveu os mais extraordinários últimos meses da sua vida feliz e esperançosa", lê-se também. Os agradecimentos prosseguem: "Aos amigos e família que enriqueceram em tanto a vida da Constança, um obrigada do fundo do coração. Que a Luz dela nunca vos abandone.. seguimos juntos! Um obrigado muito especial à incrível equipa médica que tomou conta da Constança ao longo da sua vida".
Os agradecimentos prosseguem: "Aos amigos e família que enriqueceram em tanto a vida da Constança, um obrigada do fundo do coração. Que a Luz dela nunca vos abandone.. seguimos juntos! Um obrigado muito especial à incrível equipa médica que tomou conta da Constança ao longo da sua vida".
Para finalizar: "A Constança mostrou ao mundo o significado de "Acreditar" e tornou-se numa inspiração para todos nós. Ela será e permanecerá sempre uma fonte de inspiração. Aquela com o sorriso mais contagioso, que radiava energia e uma força de espírito inigualável. Constança Braddell tu és, e serás para sempre, a nossa maior guerreira. Nós amamos-te".