'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Planeta

Escritores avançam na Justiça contra o ChatGPT alegando violação dos direitos de autor

A comediante Sarah Silverman integra um trio de autores que acusam a OpenAI, criadora da ferramenta de inteligência artifical, de ter incorporado diversas obras para fortalecer as suas qualidades generativas, sem providenciar compensação por direitos de autor.
13 de julho de 2023 às 15:33
Sarah Silverman
Sarah Silverman Foto: Instagram

A comediante Sarah Silverman vai processar a OpenAI, que desenvolveu a ferramenta ChatGPT, e a Meta, proprietária do Facebook e do Instagram, por terem utilizado a sua obra ‘The Bedwetter’ para treinar os seus modelos de inteligência arficial, sem permissão e sem compensação pelos direitos de autor, de acordo com o ‘The Guardian’.

Neste processo incluem-se mais dois outros escritores, Chistopher Golden e Richard Kadrey, que também acusam as duas empresas de ter recorrido a escritos seus para fortalecer o arquivo de livros aos quais a ferramenta recorre para gerar as respostas. O trio alega ainda que o material foi retirado de uma base de dados pirata.

O processo contra a OpenAI refere que os autores "não deram o seu consentimento para que os seus livros com direitos de autor fosse usados como material de treino para o ChatGPT", enquanto aquele que tem como alvo a Meta refere que vários dos livros estão incluídos no conjunto de dados com o intuito de treinar os seus modelos de inteligência artificial, LLaMA.

Os dois advogados que representam os escritores, Joseph Saveri e Matthew Butterick, já tinham entre o rol de clientes vários outros artistas com queixas semelhantes em relação à inteligência artificial, como o escritor Paul Tremblay e a ilustradora Karla Ortiz.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável