
A maioria das estradas de Paris irá passar a ter um limite de velocidade de 30 km/h, a partir desta segunda-feira. A decisão, tomada pela cidade, tem o intuito de aumentar a segurança rodoviária, diminuir a poluição sonora e decrescer o nível de perigosidade para os peões, de acordo com o site oficial da capital francesa.
A proposta chegou aos parisienses em outubro de 2020, com a cidade a ter consultado os cidadãos, medida que não se configuraria como uma mudança significativa, dado que 60% das estradas da ‘ville lumière’ já incluíam este limite. Quase 60% é também a percentagem dos habitantes da capital francesa que se mostraram como favoráveis a esta decisão, com aproximadamente 40% a posicionarem-se de forma inversa.
Ainda assim, em certos locais vai manter-se os limites anteriores como, por exemplo, a Avenida dos Campos Elísios ou a Rua Georges Pompidou.
Plus de sécurité, moins de nuisances sonores, meilleur partage de l'espace public : à partir d'aujourd'hui, les rues de Paris passent à 30km/h.
— Paris (@Paris) August 30, 2021
? https://t.co/G0TqisRydS pic.twitter.com/bUiBLelxVz
Segundo o ‘Le Parisien’, apenas 34% dos parisienses são proprietários de um automóvel, com a maioria das viaturas em circulação a pertencerem a habitantes da periferia. Este é mais um passo na tentativa de tornar Paris como uma cidade mais apetecível para outros meios de locomoção, como andar a pé, de bicicleta ou de patins: no próximo dia 19 de setembro entre as 11h e as 18h, por exemplo, o uso de automóvel será vetado na capital francesa, no âmbito da sétima edição de uma iniciativa denominada 'Paris respira sem viaturas.'