
João Rendeiro, ex-banqueiro que está preso na África do Sul, morreu esta sexta-feira. O ex-líder do BPP foi encontrado morto na cela da cadeia de alta segurança de Westville, em Durban, confirmou ao CM a advogada June Marks, que o representava.
Rendeiro estava na cadeia sul-africana há cerca de seis meses, em prisão preventiva, a aguardar decisão sobre o processo de extradição para Portugal, após uma fuga à justiça que durou cerca de três meses. Rendeiro tinha sido condenado a dez, cinco e três anos de cadeia, em vários processos no âmbito do caso BPP.
O CM sabe que já foi aberta uma investigação das autoridades sul-africanas à morte de Rendeiro na cadeia, que tinha alegado em tribunal problemas de saúde para ser libertado.
Segundo revelou a advogada de Rendeiro ao CM, o ex-banqueirto ia ser presente a tribunal esta sexta-feira, numa sessão prévia da decisão final sobre a extradição, que estava agendada para 13 de junho, que foi antecipada.
Segundo apurou o CM, os guardas da prisão de Westville relataram à advogada June Marks um "comportamento errático" de Rendeiro nos últimos dias.
Em atualização