A derradeira despedida a Francisco Pinto Balsemão aconteceu esta quinta-feira, 23 de outubro, na igreja do Mosteiro dos Jerónimos, numa verdadeira celebração do homem que foi o antigo primeiro-ministro e fundador do 'Expresso' e da SIC.
Com a família na primeira linha, as despedidas a Francisco Pinto Balsemão contaram com as presenças de Presidentes, primeiro-ministro, líderes políticos, gente da cultura e muitos amigos.
A missa ficou agendada para as 13h00 desta quinta-feira, 23, no Mosteiro dos Jerónimos, e será celebrada pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa Emérito, D.Manuel Clemente. O funeral está reservado apenas à família.
Surpreendido e orgulhoso, o irmão do novo Papa diz que falou com Prevost antes de este seguir para o Conclave e lhe perguntou se estava preparado. O irmão acabaria por lhe confidenciar que foi através do mediático filme 'Conclave' que soube exatamente o que teria de fazer se fosse ordenado Papa.
Pouco depois da eleição de Robert Prevost, vinha à tona aquilo que é chamado de "passado incómodo" do novo líder máximo da igreja católica, que aos 69 anos é o primeiro norte-americano a chegar ao Vaticano e promete um interregno na abertura ao mundo do Papa Francisco.
Os fatos do novo Papa já estão engomados, as cadeiras onde decorrerá a eleição alinhadas e os 133 cardeais em isolamento para escolher o líder da Igreja Católica. Começa esta quarta-feira, a eleição do Santo Padre e uma hora e meia antes do arranque, todos os sinais de comunicação serão cortados para garantir o sigilo máximo da operação.