A família do antigo primeiro-ministro e empresário da comunicação social foram os primeiros a chegar às cerimónias fúnebres que estão a decorrer em Belém.
A mulher do polémico arquiteto, Amarílis Cristina, foi outras das vítimas do escândalo protagonizado pelo marido. Ao recordar essa época, não esconde o "nojo" que sentiu.
Em causa está o financiamento ilegal da sua campanha presidencial de 2007 com dinheiro do Governo do então líder da Líbia, Muammar Kadafi. O desfecho deste caso e a saída do antigo presidente acabou da pior forma.
No final da década de 1980 o arquiteto Tomás Taveira estava na berra e tinha conseguido entrar nos círculos da alta sociedade, depois da inauguração das Torres das Amoreiras. Tinha discotecas e era habitual encontrá-lo nos jantares e nas festas mais badaladas. Até que o escândalo sexual mudou tudo.
Ainda hoje, as imagens, gravadas pelo arquiteto no seu escritório, alegadamente à revelia das mulheres com quem se filma a ter relações sexuais, circulam livremente pela internet sem que se tenha conseguido pôr travão à sua partilha. Mais de 30 anos depois, o caso do famoso arquiteto volta a ser falado devido a uma série de ficção. Apesar do resguardo, Taveira recuperou parcialmente a vida pública, continuou a assinar grandes feitos arquitetónicos e hoje até admite que aquela não foi uma página negra mas "branca" na sua vida, afirmando-se "psicologicamente indestrutível". Entenda a grande polémica que agitou Portugal no final da década de 80, da política ao jet set nacional.
Volta ao nosso país para treinar os encarnados e é muito provável que venha a poupar milhares de euros em impostos durante os próximos cinco anos. Saiba do que falamos.