Depois da tempestade vem a bonança. Uma semana depois de ter sido 'alvejado' com lama, pedra e gritos, Felipe de Espanha já interage com crianças e joga à bola com eles no Equador.
Orgulho português: Felipe VI e Letizia estiveram na manhã deste domingo, dia 3, em Valência e cumprimentaram os 9 bombeiros portugueses que têm ajudado nesta tragédia que já fez mais de 210 mortos. Depois, os monarcas foram vaiados pelos moradores.
A solidariedade em Espanha tem sido ímpar. Milhares tentam chegar à província de Valência para tentar ajudar, ao mesmo tempo que as casas reais europeias enviam mensagens de condolências às famílias das duas centenas de mortos nesta tragédia.
Vulgarmente, quando se fala de Segurança existe um mecanismo psicossociológico que nos orienta para pensar em Polícias. É um automatismo vesgo. Se existem forças de segurança que são decisivas para a manutenção da paz pública, ganham relevância a ação dos Bombeiros.
A região metropolitana de Lisboa não foi construída, nem planeada, para suportar cargas de água como aquelas que vivemos nos últimos dias. Permitiu-se a construção em leitos de rios, impermeabilizaram-se solos até à exaustão, antigas ribeiras, como a de Algés, foram desprezadas permitindo o seu envelhecimento e abandono que as tornam em armadilhas mortais.
A atriz tem estado atenta às cheias que invadiram o País, particularmente a uma situação dramática que obrigou ao resgate de cães de um canil em Loures.