Percorreu o mundo a falar da sua fé e esteve inclusivamente em quatro países que fazem fronteira com a sua terra natal, no entanto acabou por nunca regressar à Argentina, o país onde nasceu e que tanto amou. Os mais próximos acreditam que esta decisão tem uma mensagem subliminar, mas também que Francisco tinha planeado ir à sua terra natal no fim de vida, que acabou por surpreendê-lo mais cedo do que o previsto.
Massimiliano Strappetti esteve ao lado de Francisco até ao seu último suspiro. Foi uma das pessoas mais importantes na vida do argentino ao longo dos últimos meses.
Antes de descobrir a vocação na igreja, Jorge Mario Bergoglio (Papa Francisco) vivia uma vida normal e também teve as suas paixões intensas como qualquer jovem.
A força da juventude associada é de tal forma avassaladora que até os canais mais conservadores e tradicionais têm de ceder. Por essa razão, as televisões portuguesas estão, por estes dias, rendidas ao Papa Francisco e à Jornada da Juventude.
Nasceu filho de pais que emigraram de Itália para a Argentina na década de 1930. Quando era jovem, sentiu que algo o puxou para um confessionário e decidiu que era à religião que iria dedicar o resto da sua vida. Está em Portugal para a Jornada Mundial da Juventude
No dia 13 de março de 2013, Jorge Mario Bergoglio, acabado de ser eleito o líder máximo da Igreja Católica, deu ao mundo um sinal inequívoco de que algo iria mudar no Vaticano. 5 anos de Pontificado marcados por uma maior aproximação ao povo e, sobretudo, aos desprotegidos, mas também por algumas reformas.