- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
THE MAG - THE WEEKLY MAGAZINE BY FLASH!

A arma secreta de Marta Temido. Quem é Jorge Simões, o "marido sombra" da ministra da Saúde?

Marta e Jorge formam o casal que mais percebe de Saúde Pública em Portugal. Ela diz que ele agora se dedica a cozinhar lá em casa, mas não diz qual é a especialidade dele. Prestes a serem avós, apostamos que os dois passam uns serões muito animados a degustar os pratos confeccionados por ele e a gizar estratégias para pôr a saudinha dos portugueses na linha, a controlar o SNS, ou com ele a dar-lhe dicas para pôr a pandemia em sentido. Ah, e ele é "brigão" e defende a sua dama nas redes sociais. Casos não lhe faltam.
Por João Bénard Garcia | 30 de setembro de 2021 às 23:29

No último verão, depois do turbilhão e do pesadelo da pandemia, os banhistas da Praia Verde, no Algarve, ficaram boquiabertos ao verem no areal, fresca e faceira, a ministra da Saúde em biquíni verde e amarelo e telemóvel pendurado ao pescoço, sempre sorridente, a passear no areal ao lado do marido. Marta Alexandra tinha mais do que razões para sorrir, apesar do marido, Jorge Manuel, não ter mostrado os dentes, à sombra do seu chapéu de palha e aba.

Marta Temido e o marido, Jorge Simões, no Algarve Foto: Cofina Media
pub

O casal não tem filhos, apesar de Jorge os ter tido de um casamento anterior e de a jovem ministra (47 anos) estar por conta disso prestes a ser "avó", mas acabaram no último ano e meio por andar com "uma menina" ao colo – A pandemia.

Certamente que a Covid-19 trouxe alguns cabelos brancos a Marta Alexandra, mas nada que uma boa tinta sem amoníaco, mais ecológica e saudável, claro, não resolva, devolvendo-lhe o louro natural. Já Jorge não precisa de camuflar os estragos das preocupações pelas quais a mulher deu a cara desde que o vírus se instalou em Portugal em março de 2020, pois o seu cabelo alvo não é para esconder. É currículo.

pub
Marta da Saúde Flash
Marta da Saúde Flash
Marta da Saúde Flash
Marta da Saúde Flash
Marta da Saúde Flash
Marta da Saúde Flash
Marta da Saúde Flash
Marta da Saúde Flash
Marta da Saúde Flash
Marta da Saúde Flash
Marta da Saúde Flash
Marta da Saúde Flash
Marta da Saúde Flash
Marta da Saúde Flash
Marta da Saúde Flash
Marta da Saúde Flash
Marta Temido Foto: Cofina Media

O CASAL "BARRA" EM SAÚDE

Juntos, os dois formam o casal que mais percebe de temáticas de Saúde, em especial de Gestão de Saúde, em Portugal. Jorge Manuel Trigo de Almeida Simões é barra no tema e professor catedrático convidado, com agregação, no Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade Nova de Lisboa, mas também, na Universidade de Aveiro. 

pub

O seu nome consta no Conselho Geral da Universidade Nova de Lisboa e também no organigrama lusitano do Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde, uma entidade associada à Organização Mundial de Saúde (OMS). Ambas instituições com bastante 'pedigree' internacional.

Marta Alexandra Fartura Braga Temido de Almeida Simões é, contudo, o rosto mais visível de um "casal maravilha", e deita-se todos os dias com um dos maiores especialistas em Saúde Pública do nosso país.

Quase não precisamos de ser mosca para percebermos que trocam ideias e dicas em casa, quem sabe se até no travesseiro, sobre como gerir esse gigante chamado Serviço Nacional de Saúde, aturar os achaques da saúde privada, segurar os lobistas das farmacêuticas e dos equipamentos de saúde, aturar reivindicações de sindicatos e garantir que a Direção Geral de Saúde (DGS) responde atempadamente às maleitas dos portugueses. Em suma, uma medusa com muitos tentáculos.

pub

UM CONSELHEIRO ROSA

O marido da senhora ministra, que a 15 de outubro de 2018 assumiu a pasta após a saída do antecessor Adalberto Campos Fernandes, já era um socialista dos quatro costados quando a mulher foi chamada ao palco ministerial. Um socialista conceituado e escutado pelos seus pares, tendo, inclusive, sido um dos conselheiros do falecido Presidente da República Jorge Sampaio no Palácio de Belém entre 1996 e 2006, quando este deixou o cargo e passou a pasta a Aníbal Cavaco Silva.

pub

Depois, disso, o nome de Jorge Simões chegou várias vezes a ser apontado como ministeriável entre as hostes socialistas, tal é a sua elevada preparação em matéria de gestão de saúde.

Amigo do ex-ministro da saúde António Campos Correia, o seu nome chegou a ser ventilado nos corredores do Largo do Rato, a sede do PS, como putativo candidato ao cargo, mal os socialistas subissem ao poder, o que aconteceu em 2015, depois das desventuras da Troika.

E é precisamente em 2015, na viragem da famosa "geringonça", que o papelinho da tômbola rosa ditou que o titular da pasta da saúde seria afinal o até então responsável pela saúde os bancários portugueses. Coube a Adalberto Campos Fernandes ter o privilégio de subir ao 7.º andar do número 10 da Avenida João Crisóstomo, em Lisboa, a sede ministerial, e, uma vez mais, Jorge Simões ficou-se pela lista de possível ministro.

pub

Entretanto, mesmo sem o título, Jorge Simões já era um homem forte no universo da Saúde em Portugal. Poucos meses depois do PS ter regressado ao poder, Simões assume a presidência do Conselho Nacional de Saúde, onde fica até 2018, deixando a Entidade Reguladora da Saúde, seis anos depois de ter conseguido uma cadeira.

O professor catedrático que estudou a sustentabilidade do SNS e andou a avaliar a viabilidade das parcerias público privadas na saúde, é um intelectual com obra publicada e amplamente divulgada em oito livros publicados e mais de 40 artigos académicos redigidos.

ADORA UMA BOA 'BRIGA'

pub

A entrada da mulher no ministério da Saúde obrigou o marido, Jorge Simões, a deixou um cargo na área da Saúde para não gerar incompatibilidades. Jorge Simões largou a presidência do Conselho Nacional de Saúde quando Marta assumiu o novo posto no Governo e apenas disse que o fazia por "motivos pessoais".

O marido afastou-se da ribalta em termos de funções colegiais, mas não deixou de se armar em Dom Quixote, sem o escudeiro Sancho Pança, sem lança nem cavalo Rocinante, na defesa da honra da sua donzela Marta nas redes sociais. O especialista em saúde pública tem sangue quente e ferveu bem quando viu a mulher, e a Saúde em Portugal, ser atacada. Contabilizam-se na internet, pelo menos, três investidas técnico-políticas incendiárias, todas no Facebook.

A última foi quando se virou a um médico anestesiologista conimbricense que trabalhava num hospital privado, que se chama Nuno Freitas, que deixou um desabafo no Facebook a dizer que compreendia melhor o que era "morrer de socialismo" e Jorge Simões foi aos arames: "Ó Dr Nuno Freitas, tenho muita consideração por si, mas essa de morrer de socialismo ultrapassa a seriedade com quem, em regra, trata os problemas. Já agora, uma pergunta: porque não está nos CHUC [Centro Hospitalar Universitário de Coimbra] a ajudar os seus colegas exaustos?". Estas investidas foram entretanto apagadas. Não se sabe se o facto teve o dedo dos assessores da ministra, do gabinete de António Costa ou até se não terá sido o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa a meter água na fervura.

pub

ACERTOS DE CONTAS NA NET

As outras duas, só para os nossos leitores não ficarem com água na boca ou aos papéis nas pesquisas internéticas, tiveram a ver com uma polémica sobre escassez de vacinas levantada precisamente por umas declarações polémicas do Presidente da República. "Marcelo falta à verdade quanto à vacina da gripe: ele sabe que houve um reforço de vacinas em relação aos anos anteriores". Deu bomboca e Belém não gostou, mas calou.

pub

Em novembro de 2018, também nas redes sociais, Jorge Simões pegou-se com o famoso médico social-democrata Ricardo Mexia, então na pele de presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, e tudo por causa de um artigo sobre futebol e eleições no Benfica.

"Este homem está em todo o lado: técnico do INSA [Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge], comentador televisivo, militante anti-governo, militante ativo do PSD, presidente da AMSP, candidato à direção do Benfica. Calma! Faça algumas escolhas e pense nos conflitos de interesse!". Mexia respondeu-lhe à letra: "Tirando o militante anti-governo, que não sou, assumo todas com orgulho. E com separação de funções", disparou, em direção ao truculento Jorge Simões.

pub

O COZINHEIRO DE SERVIÇO

Para descomprimir do peso da pasta ministerial, e para mostrar que também é uma pessoa normal, a ministra Marta Alexandra já deu entrevistas em programas de entretenimento como 'Júlia', na SIC ou 'Dia de Cristina', na TVI, onde revelou pormenores lá de casa: Que gosta de ir sozinha (e sem seguranças) às compras no supermercado; que em casa tem sido Jorge Simões a cozinhar, e até confessou ser ele melhor cozinheiro do que ela, tendo-se Jorge aplicado no fogão. Ficou-se por saber, entre tachos e panelas, qual é a receita em que Jorge Simões é, afinal, o grande especialista. Quem sabe não será "Bacalhau com Todos".

pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub