- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
THE MAG - THE WEEKLY MAGAZINE BY FLASH!

Da família "arco-íris" às festas da polémica! A vida da primeira-ministra da Finlândia de quem o mundo inteiro fala

Na juventude, viu a mãe assumir um relacionamento com outra mulher e diz que demorou a falar abertamente sobre a família. De origens humildes, começou a trabalhar aos 15 anos para pagar os estudos e nunca desistiu daquilo que queria. Hoje, é a mulher de quem se fala devido a um vídeo que se tornou viral.
25 de agosto de 2022 às 23:06
Sanna Marin, a primeira-ministra da Finlândia Foto: Flash

Era apenas mais um final de dia. Há duas semanas, Sanna Marin fechou a porta do seu gabinete de primeira-ministra para se juntar a alguns amigos numa festa privada. Vestiu um top rendado preto, uns jeans e, dentro de quatro paredes, bebeu copos, riu e dançou pela noite fora. Provavelmente, no dia seguinte acordou com uma ligeira dor de cabeça, mas nada que um café forte não tivesse resolvido. Daqui a uns anos, se lhe falassem daquela noite, dificilmente se lembraria dela, de tão banal, não se tivesse aquele momento tornado na maior dor de cabeça da sua vida.

De repente, o vídeo do que aconteceu dentro daquelas quatro paredes foi parar à rede social Tik Tok e não há ninguém que não veja a política finlandesa na intimidade. As imagens de Sanna Marin a dançar e a abanar a anca ao lado de um grupo de amigos correram o mundo inteiro e daí até se falar de drogas foi um estalar de dedos. Em poucas horas, a finlandesa viu a sua capacidade de liderar questionada e foi forçada a submeter-se a um despiste para drogas... que deu negativo. "Dancei, cantei e celebrei, que são tudo coisas legais. Não tenho nada a esconder", reiterou.

pub

Mas nem uma semana decorreu, para mais um ‘segredo’ da finlandesa vir à tona, a lembrar que, quando se está num cargo público, há poucas coisas que conseguimos guardar, efetivamente, só para nós. Desta vez, o que conheceu a luz do dia foi uma fotografia de duas mulheres a beijarem-se na residência oficial da primeira-ministra, durante uma festa neste verão. Na imagem, as amigas de Sanna Marin aparecem em topless e uma delas cobre o peito com uma placa que diz Finlândia.

Sanna Marin Foto: Flash
pub

A fotografia obrigou a nova conferência de imprensa, desta vez com um pedido de desculpas por parte da política, de 36 anos. "Na minha opinião, a fotografia não é apropriada. Peço desculpas. Não devia ter sido tirada, mas além disso não se passou nada de extraordinário nesse encontro", refere, explicando que a celebração aconteceu depois de assistir a um festival de música, em julho – em que o look escolhido por Sanna, de calções curtos e botas de cowboy também deu muito que falar. Depois do evento, a primeira-ministra e alguns amigos dirigiram-se a Keräsanta, a residência oficial dos chefes de Governo. "Estivemos na sauna, nadámos e passámos algum tempo juntos".

A política esclareceu ainda que foi a única festa que deu na residência oficial e que a segurança do edifício não foi comprometida. Sanna assegura que os convidados permaneceram no jardim e que só acederam à sauna e à casa de banho do piso inferior, onde a fotografia da polémica foi tirada. Todas as portas da residência estavam fechadas à chave e as instalações vigiadas.

A PRIMEIRA-MINISTRA DE QUEM SE FALA

pub

As recentes polémicas puseram o mundo a debater uma série de coisas. Em primeiro lugar, o nome da própria Sanna Marin, que de repente se tornou num dos mais pesquisados da net. E depois, a igualdade de género. Questiona-se se o vídeo teria o mesmo impacto se fosse um homem o protagonista. E a história recente mostra-nos que, provavelmente, não.

Por exemplo, em Portugal quem não se lembra de ver António Costa a dançar, de braços no ar, na festa de aniversário de uma das suas assessoras? Na altura, nem se falou em polémica. "Já viu como António Costa dança?" é apenas um título que ilustra como a situação foi encarada. 

pub

E em Inglaterra, as festas consecutivas do primeiro-ministro Boris Johnson na sua residência só se tornaram num debate público porque aconteceram no período em que o país estava fechado em confinamento obrigatório, durante a Covid-19.

E quando em França, o antigo presidente Nicolas Sarkozy, andou a trair a mulher Carla Bruni com a Secretária de Estado da Ecologia, ninguém deu grande importância ao assunto. E tudo bem. Porque isso nos leva a uma outra questão. Onde é que termina o dever de um político e começa a vida privada dos responsáveis máximos pelo Governo?

pub

UMA NOVA FORMA DE GOVERNAR

Certo é que Sanna Marin marca pela diferença e acaba por trazer à tona novas questões sobre a forma como se governa na política. "Quero acreditar que as pessoas que vão focar no que fazemos no trabalho e não no nosso tempo livre", disse, adiantando que é uma pessoa como outra qualquer e que gosta de viver com alegria.

A vida ensinou-a também a gerir bem holofotes mediáticos. Desde que, há dois anos, assumiu o Governo que a sua liderança deu que falar. Tornou-se na primeira-ministra mais jovem do Mundo a estar no cargo (tinha então 34 anos). E fez questão de primar pela diferença. No que toca ao estilo, deixou as roupas mais ‘chatas’ para ocasiões formais e quando o evento o permite, opta por inovar, com lantejoulas ou conjuntos mais arrojados.

pub
Sanna Marin Flash
Sanna Marin Flash
Sanna Marin Flash
Sanna Marin Flash
Sanna Marin Flash
Sanna Marin Flash

E não foi preciso muito para ser falada no Mundo inteiro. Além de tudo o que já foi referido, durante o confinamento, Sanna foi protagonista de uma outra polémica, quando foi obrigada a justificar porque esteve numa discoteca quando se deveria ter isolado, após o contacto positivo com o Ministro dos Exteriores. A política explicou mais tarde que lhe enviaram duas mensagens a avisar que o colega estava infetado com Covid, mas que tinha saído sem o telemóvel profissional e que só viu as mensagens no dia seguinte.

pub

ORIGENS HUMILDES E FAMÍLIA ARCO-ÍRIS

Sanna Marin é uma mulher de origens humildes, que sabe bem o que é passar por dificuldades. Os pais separaram-se quando ainda era bebé de colo e a mãe começou por criá-la sozinha com grandes dificuldades. Mais tarde, acabaria por assumir uma relação com uma mulher, algo que Sanna diz ter sido difícil de lidar. "Senti-me invisível. Não conseguia falar abertamente sobre a minha família", desabafou recentemente.

Mas nunca virou a cara às dificuldades. Aos 15 anos, já trabalhava numa pastelaria para ajudar a mãe e, mais tarde, de forma a conseguir financiar o seu curso universitário, distribuiu jornais e revistas. Foi a primeira pessoa da família a licenciar-se, com o incentivo da mãe, que sempre lhe disse que podia ser tudo.

pub

E foi. Começou cedo a carreira política e tornou-se na mais jovem mulher a assumir o cargo de primeira-ministra. Nesta caminhada, contou com o apoio do namorado de sempre, Markus Raikkonen, profissional da área da comunicação, com quem tem uma filha, Emma, nascida em 2018. Os dois mantêm um relacionamento há vários anos, mas só o oficializaram no ano passado, numa cerimónia que teve lugar na residência oficial da primeira-ministra, com a presença de 40 convidados.

Flash
Flash
Flash
Flash
Flash
Flash
Flash
Flash
Flash
Flash

pub

Nas redes sociais, partilhou este e outros momentos, como a amamentar a bebé. Até porque, como a própria diz, é primeira-ministra, sim, mas antes disso é uma mulher, como tantas outras, que faz coisas iguais aos demais... como divertir-se numa festa com amigos.

pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub