Dor e mágoa: quem é a mulher que abandonou Nuno Graciano no momento mais difícil e que lhe partiu o coração quando o antigo apresentador já pensava em casamento
Talita Barbosa foi o último grande amor de Nuno Graciano, que depositava grandes esperanças na relação. No entanto, o namoro há muito que não estava bem e os amigos dão conta de alguns problemas que acabariam por condenar o namoro.
A partida súbita de Nuno Graciano deixa um sentimento de dor profunda na família e amigos mais chegados e também uma série de perguntas por responder. O antigo apresentador de televisão, de 54 anos, desmaiou na casa de banho de um café em Cascais no dia 4 de dezembro, tendo ficado inanimado durante largos minutos antes de ser socorrido e encaminhado para o Hospital de Cascais, onde ficou internado nos cuidados intensivos, até ao seu falecimento, no dia 7.
Uma morte trágica que aconteceu no momento mais delicado da vida de Nuno Graciano. Sem trabalho em televisão, o seu grande amor profissional, acumulava dívidas e lutava para manter o sustento para si e para os quatro filhos, a quem era extremamente dedicado. No entanto, não conseguia controlar as dívidas e fazia parte da Lista Pública de Execuções, onde era obrigado ao pagamento de uma dívida de mais de 18 mil euros, depois de se ter revelado que não tinha quaisquer bens pessoais que a pudessem cobrir.
Mas se o momento já era delicado a nível profissional, pessoalmente a sua vida privada tinha acabado de se desmoronar, e tudo por causa do seu último grande amor, Talita Barbosa, com quem esteve junto cerca de dois anos. Foi pouco tempo antes da morte de Nuno Graciano que a artista plástica deixou definitivamente o nosso País para regressar a Nova Iorque. Uma desilusão para o antigo apresentador, que apostava tudo neste amor e acreditava que Talita pudesse ser a mulher certa para casar.
Nuno Graciano teve três grandes amores na sua vida, Patrícia Chester, com viveu 10 anos e teve dois filhos, Bárbara Elias, com quem esteve 13 anos e teve duas filhas, e a última namorada, Talita Barbosa, com quem falava em casamento.
Manuel Luís Goucha revelou pela primeira vez as imagens da 'Curva da Vida' de Nuno Graciano no 'Big Brother Famosos', que nunca chegou a ir ao ar por o concorrente ter sido expulso antes de ter oportunidade de as mostrar. Nas imagens, Nuno Graciano fala com carinho das antigas companheiras e deixa claro o desejo de trocar alianças com a pintora brasileira.
"Neste momento tenho um relacionamento com a minha mulher, que é a Talita, uma mulher muito interessante e muito importante na minha vida. Talvez aqui sim implique que isto [casamento] possa acontecer", chegou a afirmar Graciano sobre o romance que estava a viver, aquando da sua participação no 'Big Brother Famosos', onde revelou também que tinha conhecido a companheira nas redes sociais.
"Na altura achei piada a um quadro dela, disse que gostava de a conhecer pessoalmente. Convidei-a para almoçar e, nesse mesmo dia, fomos almoçar e foi muito engraçado porque ficámos à conversa desde a hora do almoço à hora de jantar e jantámos também no mesmo dia."Nuno e Talita partilhavam pouco da vida privada nas redes sociais. A última imagem é do verão do ano passado, quando celebraram um ano de namoro. Em janeiro deste ano, o apresentador reforçou num espaço de comentário do programa 'A-Experiência', da TVI, que tinha dúvidas em relação ao casamento, mas Talita podia ser a mulher de sua vida. "Eu sei e ela sabe que, eventualmente, é ela a mulher da minha vida. Há um ano e tal [que estamos juntos]".
No entanto, na entrevista com Goucha, em abril do ano passado, Nuno revelou como era encantado pela companheira. "É uma pintora de 'pop art', é uma mulher independente, brasileira, que vive da sua arte", disse.
Porém, há muito que a relação estaria a passar por problemas, o que foi notado pelos seus amigos mais chegados, como foi o caso do ator Júlio César. "Conheci a Talita. Ela esteve com ele em minha casa. Estivemos a falar de pintura Eu tinha umas coisas de pintura para lhe mostrar. Ela foi para os Estados Unidos entretanto. E está lá. Sei só que a relação não estaria bem. Ele naõ comentou nada comigo, o sinal que ele dava comigo... eu pressenti que alguma coisa não estaria bem entre eles, mas ele não falava disso. Ele era genuinamente empático, mas muito reservado", assume o ator de 'Festa é Festa', da TVI.
Nas redes sociais, Talita mantém-se em silêncio sobre a morte do antigo companheiro e na sua última publicação, há sensivelmente dois dias, mostrava-se do outro lado do Atlântico a apreciar um trabalho de um artista que admira.
Sobre Nuno, a artista nada disse, apesar de as suas redes sociais terem sido inudadas com mensagens de pesar dos seguidores do antigo apresentador.
AS MULHERES QUE MARCARAM A VIDA DE NUNO GRACIANO
Nuno Graciano nunca chegou a subir ao altar, o que planeava fazer com Talita, mas viveu dois longos relacionamentos, que acabariam por marcar a sua história de vida. O primeiro grande amor foi Patrícia Chester, com quem esteve junto uma década e teve dois filhos. No entanto, a relação acabaria por terminar porque o então apresentador se apaixonou pela modelo Bárbara Elias, com quem viria a ter mais duas filhas.
Quando participou no 'Big Brother Famosos', Garciano falou, na 'Curva da Vida' com mágoa sobre esse tempo da sua vida e principalmente pela forma como se comportou com a primeira companheira, garantindo estar "arrependido".
"Terminou [com a Patrícia depois de 10 anos] por minha culpa. Não me portei bem, não fui homem. Aquela coisa: 'Não me arrependo de nada do que tenha feito'... Não é verdade, arrependo-me de não ter tratado a Patrícia com o respeito que ela merecia", afirmou.
Com Bárbara Elias acabaria por viver o relacionamento mais mediático, numa altura em que a sua carreira atingia também um ponto alto. Tanto que a ex-modelo foi um dos rostos mais visíveis nas cerimónias fúnebres de Nuno Graciano, com quem manteve uma relação longa e feliz, mas que terminou com os dois em pólos opostos. "Entretanto conheci a Bárbara, nasceu a Matilde, depois a Mariazinha. Os meus quatro filhos são absolutamente extraordinários. A separação da Bárbara também foi dolorosa. Na verdade foi um encontro fabuloso, no final já era um desencontro, nós já vivíamos vidas muito desencontradas", explicou Graciano.
Apesar de terem seguido caminhos opostos, continuaram sempre unidos em prol das filhas e foi com o rosto toldado pela emoção que Bárbara Elias se despediu daquele que em tempos foi o seu grande amor, um homem de poucas paixões mais intensas, que não chegou a concretizar o desejado de casar com a mulher da sua vida.