_

- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
THE MAG - THE WEEKLY MAGAZINE BY FLASH!

Filha secreta de Putin está desaparecida. Quem é a adolescente, filha da ex-amante, que esbanja vida de luxo nas redes sociais?

Luiza, a filha da antiga empregada das limpezas e amante do presidente russo, Svetlana Krivonogikh, identificada nos Panama Papers, "calou-se" depois de dar entrevistas, mostrar fotos e fazer revelações aos seus seguidores. Mistério adensa-se... até porque a influencer é apenas a "ponta do iceberg" do legado de 3 filhas que Putin teima em manter "clandestinas"...
Por Amarílis Borges | 23 de dezembro de 2021 às 23:30
Luiza ou Elizaveta, a filha secreta de Putin Foto: Instagram
Luiza ou Elizaveta, a filha secreta de Putin Foto: Instagram
Luiza ou Elizaveta, a filha secreta de Putin Foto: Instagram
Luiza ou Elizaveta, a filha secreta de Putin Foto: Instagram
Luiza ou Elizaveta, a filha secreta de Putin Foto: Instagram
Luiza ou Elizaveta, a filha secreta de Putin Foto: Instagram
Luiza ou Elizaveta, a filha secreta de Putin Foto: Instagram
Luiza ou Elizaveta, a filha secreta de Putin Foto: Instagram
Luiza ou Elizaveta, a filha secreta de Putin Foto: Instagram
Luiza ou Elizaveta, a filha secreta de Putin Foto: Instagram

Uma das filhas secretas de Vladimir Putin desapareceu das redes sociais depois de fazer comentários online sobre a mansão de 3,6 milhões de euros da mãe, em Monte Carlo.

A jovem influencer de 18 anos, Elizaveta Krivonogikh – conhecida como Luiza Rozova – soma mais de 83 mil seguidores no Instagram, e fazia publicações frequentemente sobre moda, joias e as suas viagens. Mas desde outubro está em silêncio.

pub

De acordo com o ‘The Sun’, observadores russos desconfiam das circunstâncias em que Luiza deixou de fazer publicações. É que a adolescente estaria a fazer comentários online sobre o apartamento da mãe no Mónaco, o mesmo que surge nos Panama Papers e que em outubro revelou a fortuna da antiga empregada de limpeza e ex-amante de Putin, Svetlana Krivonogikh, de 46 anos. "Lindo. Conheço este lugar", disse Luiza.

COMO TUDO COMEÇOU 

A 2 de abril de 2003, exatamente um mês depois de Svetlana dar à luz uma menina, uma empresa no paraíso fiscal das Caraíbas, a Brockville Development Ltd, adquiriu um apartamento em Monte Carlo por 3,6 milhões de euros, o que deve valer hoje 5,3 milhões com os ajustes da inflação. Os Panama Papers não revelam quando Svetlana se tornou a principal beneficiária daquela empresa, mas em 2006 o nome da ex-amante de Putin já aparece entre os documentos da offshore.

pub

Esta não é a única forma de Svetlana fazer fortuna. Outros documentos mostram que ela tem imóveis em São Petersburgo, ações em bancos, além de ser dona de um iate e de ter uma conta num banco suíço. Toda a fortuna acumulada ronda os 87 milhões de euros.

A filha da antiga empregada de limpeza está registada apenas com o nome da mãe, sem o paterno, mas o seu nome do meio é Vladimirovna, um patronímico que significa "filha de Vladimir". 

pub

AS MANOBRAS DE ESPIÃO PARA ESCONDER AS FILHAS 

Vladimir Putin sempre protegeu a vida familiar como um agente do KGB. Mesmo as filhas do casamento de mais de 30 anos com Lyudmila Putina têm várias identidades.

As filhas Maria e Katerina nasceram em 1985 e 1986, receberam os nomes de ambas as avós e têm as alcunhas de Masha e Katya. Nas escolas por onde passaram, as duas meninas tiveram sempre outras identidades. Atualmente com 36 e 35 anos, as duas já começam a aparecer publicamente na Rússia, mas nunca são chamadas de filhas do presidente.

pub
Putin com a ex-mulher, Lyudmila Putina, com quem teve duas filhas Foto: Getty Images

Maria é uma investigadora ciências médicas que vive em Moscovo com o marido nerlandês (ou holandês) Jorrit Faassen. Os dois têm um filho, de acordo com uma rara declaração de Putin sobre a família,

Katerina é uma antiga acrobata de sucesso que agora gere uma startup de 1,5 mil milhões de euros. É a filha do presidente que parece chamar mais atenção na Rússia pelos gastos milionários. A antiga acrobata foi casada durante cinco anos com o multimilionário Kirill Shamalov. O divórcio terá rendido 1,7 mil milhões de euros, em 2018.

pub
A ex-ginasta Alina Kabaeva, a suposta namorada de Vladimir Putin Foto: Getty Images

Há rumores de que a filha mais nova de Putin é fruto da relação com a ex-ginasta Alina Kabaeva, mas não há confirmações de que ela terá mesmo sido mãe. Alina, contudo, é atualmente diretora do maior meio de comunicação pró-Kremlin.

A REBELDE QUE MOSTRA TUDO NAS REDES SOCIAIS 

pub

A ligação de Putin com Elizaveta Krivonogikh, ou Luiza Rozova, surgiu pela primeira vez em novembro do ano passado, numa investigação independente da Proekt, que tenta provar a relação de Svetlana com Putin, bem como o nascimento da menina. A semelhança da adolescente com Putin é marcante. Em outubro deste ano, na mesma altura em que Luiza fez as últimas publicações, os Panama Papers revelaram a fortuna da ex-amante de Putin e mãe da jovem.

Mas antes, em fevereiro deste ano, Luiza deu a primeira entrevista da sua vida à ‘GQ’ russa. Num tom provocador, mas sempre a dar a volta as perguntas do jornalista, a jovem conseguiu passar toda a conversa sem negar nem confirmar ser filha do presidente russo. Mas entra em outros pormenores.

Putin jovem e a adolescente que supostamente é a filha que ele teve com Svetlana Foto: Instagram e Getty Images
pub

Questionada sobre as suas semelhanças físicas com Putin, ela responde: "Ouça, em comparação com as fotografias dele jovem, provavelmente sim, pareço com ele. Mas, como se viu, há muita gente que se parece com Vladimir Vladimirovich".

Noutra entrevista de agosto, ao site ‘Srsly.ru’, Luiza recusou revelar a identidade do pai afirmando que a polémica já tinha sido revelada e que seria "chato saber a verdade", mas também se recusou a responder se já conheceu Putin. Contudo, a jovem confessou que faria uma pergunta ao presidente russo se estivesse em frente a ele. "Qual pergunta", disse o jornalista. "Porquê?", respondeu.

Vladimir Putin Foto: Cofina Media
Vladimir Putin Foto: Kremlin
Vladimir Putin Foto: Kremlin
Vladimir Putin Foto: Kremlin
Vladimir Putin Foto: Kremlin
Vladimir Putin Foto: Kremlin
pub

Quando a investigação russa foi divulgada, Luiza estava a cozinhar um estufado, disse. Depois de terminar de cozinhar, recolheu-se no quarto por três dias, apagou as fotografias em que o seu rosto estava completamente à mostra e passou a lidar com o ódio online e os pedidos dos autógrafos dos próprios amigos.

"Isto não é muito prazeroso", disse à ‘GQ’ russa. Sobre o 'bullying' nas redes sociais referiu que "rapidamente" ajustou-se. "Aprendo rápido".

E não deixa nada por dizer aos seus seguidores. Numa fotografia em que posa à frente de um frigorífico tipo americano, cheio de comida, Luiza provocou: "Isto não são os vossos impostos".

pub

De resto, continuou com a sua vida luxuosa, de viagem em viagem pela Europa, coberta de diamantes e pérolas.

"Tenho muito interesse em moda, mas não morro por isso. Gosto de seguir as notícias, ir a eventos, também gosto de fotografia, bem, fotografia alternativa, tiro fotos com rolo. Também tenho outra peculiaridade: Coleciono roupas para os meus futuros filhos, não vendo nada. E também com as fotografias… faço isto porque quero que os meus filhos peguem num álbum, sentem-se e vejam-me com os meus amigos", contou Luiza.

pub
Luiza ou Elizaveta, a filha secreta de Putin Foto: Instagram

Na faculdade, Luiza escolheu Arte e Cultura. "Escolhi este caminho porque há muitas cadeiras diferentes: cinema, teatro, pintura, design, moda – todas as artes visuais, tento fazer um pouco de tudo". 

E qual é a origem dos dois nomes da jovem? Putin protegeu as filhas mais velhas com várias identidades, mas Luiza tem outra teoria para ser registada como Elizaveta mas ser chamada de Luiza. "Chamam-me assim desde a infância. Eu simplesmente não conseguia pronunciar a letra 'L', dizia 'Izya' e assim ficou Luiza". 

pub
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub