- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
THE MAG - THE DAILY MAGAZINE BY FLASH!

Jorge Jesus é o novo rei das Arábias! Como o treinador se reergueu, tem o país a seus pés e passou a ser 'bajulado' com luxos e mordomias

Treinador acaba de colocar clube árabe no Guiness e, como resposta, é tratado como um rei. Em Riade, vive sozinho rodeado de luxos: tem motorista particular e outras mordomias disponibilizadas pela direção. Quando a mulher o visita, aproveita para fazer um pouco de turismo. E, quem diria, todos invejam a sua relação com Neymar!
13 de março de 2024 às 20:22
Jorge Jesus Foto: Flash

Os árabes gritam pelo seu nome e a euforia em torno de Jorge Jesus é tanta que o treinador já não consegue passar despercebido onde quer que vá em Riade. Não é caso para menos. Na última terça-feira, inscreveu o Al-Hilal no Guiness Book ao assinalar a 28.ª vitória consecutiva pelo clube, o que se traduz na maior sequência vitoriosa da história do futebol mundial. É o regresso de JJ aos tempos dourados, que se quebraram com a última época no Benfica, que acabou mal.

Em Riade, ninguém se lembra disso porque na Arábia Jorge Jesus é visto como um rei. A sua personalidade e jeito descontraído prontamente conquistaram os adeptos e a forma como se tentou adaptar à cultura fez com que ganhasse ainda mais pontos. As imagens em que aparece vestido com os trajes típicos são muitas e há também uma série de vídeos que circulam em que Jesus se esforça por repetir palavras em árabe ou se comove com o apoio incondicional dos adeptos.

pub

Os jogadores admiram-no e quando Neymar assinou pelo clube, a empatia entre os dois foi imediata e tornou a dupla numa das mais queridas na Arábia. "Enquanto pessoa é um miúdo fácil de liderar, muito doce, compreensivo, surpreendeu-me pela positiva. Mas o Neymar é o contrário do Ronaldo. Enquanto o Ronaldo tem paixão pelo futebol, o Neymar coloca outras coisas da vida privada à frente", disse Jorge Jesus, que lamentou o facto da grave lesão do brasileiro, que vai estar longos meses afastado dos relvados.

Jorge Jesus Flash
Jorge Jesus Flash
Jorge Jesus Flash
Jorge Jesus Flash
Jorge Jesus Flash
Jorge Jesus Flash
Jorge Jesus Flash
Jorge Jesus Flash
Jorge Jesus Flash
Jorge Jesus Flash
Jorge Jesus Flash
Jorge Jesus Flash
Jorge Jesus Flash
Jorge Jesus Flash
Jorge Jesus Flash

Mas afinal, como é a vida de Jorge Jesus na Arábia Saudita? A adaptação acabou por ser mais fácil porque o treinador já conhecia os cantos à casa. Em 2019, já tinha estado um ano em Riade. Portanto, não foi surpresa quando a equipa mal respirava nos treinos por as temperaturas atingirem rapidamente os 50 graus, assim como o dia a dia em Riade, que pode ser caótico mas que o português, de 69 anos, torna simples com o seu estilo de vida recatado, mas luxuoso. Até porque a direção faz questão de o 'bajular' com todas as mordomias.

pub

Não há muito que seja público sobre a vida pessoal de JJ na Arábia, a não ser que vive sozinho, uma vez que, à semelhança do que aconteceu no passado, quando esteve na Arábia ou no Brasil, a mulher e os filhos optaram por permanecer em Portugal. À sua disposição tem um motorista particular para garantir a sua fácil circulação entre o centro de treinos e o local onde vive, que se supõe ser o mesmo onde morou quando esteve no clube há mais de quatro anos: um condomínio que acolhe a maior parte dos europeus que se mudam para aquele país.

Talvez condomínio não seja o melhor termo para o descrever. É como que uma pequena cidade, dentro da própria Riade, onde vivem mais de cinco mil pessoas, sobretudo estrangeiros, que lá se podem reger de acordo com um código de conduta mais europeu. E tem todos os luxos que o treinador não abdica, como um complexo de piscinas, restaurantes de topo, supermercados lojas das melhores marcas e tudo o que faz falta para que quem lá vive não precise de ir ao centro da cidade tratar de assuntos importantes. É uma espécie de 'gaiola dourada', o luxo dentro do próprio luxo, a segurança e a certeza de que a adaptação ao país vá ocorrer com facilidade. O último reduto dos europeus na Arábia Saudita.

pub

Ainda assim, o próprio Jorge Jesus desmistifica o assunto e admite que a ideia que os portugueses têm da Arábia Saudita há muito que deixou de corresponder à realidade. "A Arábia Saudita não é aquilo que os portugueses pensam. Em Portugal pensa-se que na Arábia não há liberdade nenhuma e que as mulheres andam todas tapadas, mas não é verdade! É um país muito seguro e cada vez mais vai ser uma potência muito forte. Quem vai a Riade, vai dizer que isto cresce como cogumelos", elogiou.

OS MIMOS DA FAMÍLIA

pub

Apesar da vida solitária em Riade, esses momentos são quebrados pelo menos duas vezes por ano, quando a família vai passar uma temporada à Arábia Saudita. A mulher, companheira de há mais de três décadas, Ivone, não dispensa algumas visitas à Arábia e quando lá está, o sorriso de Jesus rasga-se. 

No final do ano, recebeu a visita de Ivone e do filho mais novo, Mauro. Juntos aproveitaram para ser turistas em Riade, desfrutando de uns dias de folga do treinador ao máximo. Foi a verdadeira loucura. Nas redes sociais, o treinador divulgou algumas fotografias do reencontro e contou, também, que não conseguiam dar dois passos sem que fossem abordados por fãs. Ainda assim, passaram por alguns dos pontos mais emblemáticos da metrópole, que é a capital da Arábia Saudita, e tem um impressionante número de 7,6 milhões de habitantes.

Jorge Jesus com a mulher e o filho Flash
Jorge Jesus com a mulher Flash
Jorge Jesus Flash
Jorge Jesus Flash
Jorge Jesus Flash
Mauro Jesus Flash
Jorge Jesus com o filho, Mauro Flash
O filho de Jorge Jesus, Mauro, e a mulher, Ivone Flash
Mauro Jesus Flash
Mauro Jesus Flash
pub

Apesar do assédio cada vez mais crescente dos fãs, isso está longe de o incomodar ou chatear. Quando quer um pouco mais de privacidade e as folgas assim o permitem, faz as malas para o Dubai e desfruta de algumas comodidades extra, matando, inclusivamente, saudades da gastronomia portuguesa.

Numa das últimas passagens pelos Emirados Árabes Unidos, mostrou-se a jantar no restaurante Taska, do chef José Avillez, que o levou de volta aos sabores nacionais que, assume, lhe fazem falta no dia a dia.

Jorge Jesus Foto: Flash
pub

Apesar do percurso de sucesso e da euforia em torno do seu nome na Arábia Saudita, Jorge Jesus diz que o futuro está em aberto e que ainda não decidiu o que irá fazer quando, em julho, terminar o contrato que o liga ao Al-Hilal. "Não sei o meu futuro. Tenho contrato com o Hilal até final de junho. No futebol tudo muda muito rapidamente", referiu.

A PARÓDIA A JORGE JESUS COM A BÊNÇÃO DO PRÓPRIO

Jorge Jesus é considerada uma 'personagem do futebol' e, à semelhança do que acontecia em Portugal, na Arábia, as suas 'calinadas' na gramática e os momentos mais engraçados dão que falar e estão reunidos numa conta de Instagram 'JJ BOCÉ' que já tem mais de meio milhão de seguidores e que, com fair play, é até seguida pelo próprio Jorge Jesus. A página foi criada há sete anos e após esse período, "e muitos memes depois", como explicou o criador à 'The Mag', para se tornar num sucesso mundial. "O meu objetivo é divertir as pessoas e 'sermes' uma comunidade forte e divertida", explicou ao estilo da linguagem que utiliza na página.

pub

Nas redes sociais, há vídeos do treinador que já se tornaram virais pela sátira divertida que é feita à imagem do treinador.

Aqueles que têm mais partilhas mostram JJ vestido a rigor nas comemorações do aniversário da fundação da Arábia Saudita, com as vestes típicas, a dançar e a cantar ao lado dos jogadores, em momentos que o têm aproximado do povo e da cultura árabes que há muito se renderam ao sucesso do treinador.

pub
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub