- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
THE MAG - THE WEEKLY MAGAZINE BY FLASH!

Milhões, mulheres, polícia e muitos golos gloriosos. A vida caótica de Neymar, que vai abrir 2022 na Netflix

Aos 29 anos, o futebolista brasileiro, que nunca se conseguiu intrometer na luta entre Cristiano Ronaldo e Messi apesar do seu enorme talento, vai entrar na parte final da carreira. Da infância difícil às acusações de violação, recordamos todo o percurso do paulista, dentro e fora das quatro linhas.
Por Afonso Coelho | 06 de janeiro de 2022 às 23:00
Neymar Foto: instagram
Neymar Foto: instagram
Neymar Foto: instagram
Neymar Foto: instagram
Neymar Foto: instagram
Neymar Foto: instagram
Neymar Foto: instagram
Neymar Foto: instagram
Neymar Foto: instagram
Neymar Foto: instagram
Neymar Foto: instagram

Neymar é, há vários anos, considerado um dos melhores futebolistas do mundo, mas é também uma personalidade que tarda em afastar as polémicas, algo que, em conjunto com a propensão a lesões, lhe valeu um selo de jogador que nunca confirmou o seu enorme potencial. Em 2022, o avançado do Paris Saint-Germain e da seleção brasileira tornou-se no foco de um documentário da Netflix, que irá contar tudo isto partindo do próprio paulista, na primeira pessoa.

pub

Entre as festas, os carnavais, os aniversários da irmã e as lesões, a vida e carreira de Neymar, dentro e fora das quatro linhas, fugiu sempre à monotonia, mas o estilo brincalhão que transportou em tempos para o campo, tornou-o num alvo fácil para as críticas.

DA INFÂNCIA DIFÍCIL EM MOGI DAS CRUZES ATÉ À VILA BELMIRO

Voltemos ao início: Neymar da Silva Santos Júnior nasce em Mogi das Cruzes, cidade de menos de 500 mil habitantes pertencente ao estado de São Paulo. "Eu não tinha praticamente nada. Morava na casa dos meus avós, num quartinho pequeno com a minha mãe, a minha irmã e o meu pai. Nunca passei fome, mas faltava algo a mais, aquela bolacha recheada ou aquele brinquedo. Ia ao mercado com os pais para fazer as compras, pedia e não podiam dar, porque o dinheiro não chegava. O meu pai vendia cachorros quentes, trocava peças antigas na feita para conseguir o dinheiro do mês", afirmou o próprio em março de 2021, numa conversa com a influencer Bianca Coimbra.

pub
Neymar, infância Foto: Twitter

A infância difícil motivou Neymar para vingar no futebol. Chega com apenas 11 anos ao Santos, um dos maiores clubes do Brasil, e o seu inegável talento levou-o da academia até ao icónico estádio da Vila Belmiro em apenas seis temporadas. Demorou pouco tempo até se tornar numa das maiores estrelas da equipa: em 2011, foi considerado o futebolista do ano da América do Sul e o destaque no conjunto que venceu a Taça dos Libertadores, tendo assinado um contrato milionário de 11 anos com a Nike. A viagem para a Europa, apenas consumada dois anos depois, tornou-se uma inevitabilidade, apesar das dúvidas dos adeptos europeus sobre se o estilo mais associado ao futebol de rua, apelidado de brinca-na-areia, iria permitir a transição para as mais árduas competições do Velho Continente.

Neymar, Santos Foto: Getty Images
pub

Ainda no Brasil, Neymar tornou-se pai aos 19 anos: "Não sabia o que fazer, fiquei em choque. Contei à minha mãe e à minha irmã e não tive coragem de o fazer ao meu pai. Quando soube pensei ‘que m**** é que eu fui fazer?’, mas depois o meu filho nasceu e foi uma sensação maravilhosa. Foi o melhor presente que Deus me deu", afirmou no programa ‘Lady Night’, em 2017. Davi Lucca foi o primeiro, e até agora único, filho do astro brasileiro, fruto da relação com a ex-namorada, a influencer Carolina Dantas.

Neymar, Davi Lucca Foto: Instagram

A CRUCIFICAÇÃO DE NEYMAR

pub

Ao contrário do que auguravam os mais céticos, a chegada a Barcelona não traria obstáculos de maior dentro das quatro linhas105 golos em 186 jogos, conquistando 8 troféus, incluindo a Liga dos Campeões, em 2015, e, pelo Brasil, as Olimpíadas de 2016 – mas, ainda que se tenha estabelecido como um dos mais talentosos futebolistas do globo, começaria a ganhar a má fama de jogador que simula faltas com frequência, fama essa que o iria acompanhar durante o resto da carreira, e que levou a revista desportiva brasileira ‘Placar’ a desenhar uma capa que correu mundo. "A Crucificação de Neymar" podia ler-se na manchete, junto de uma imagem na qual o paulista surgia na cruz, tal como Jesus: "Chamado de cai-cai, o craque brasileiro tornou-se em bode expiatório num desporto onde todos jogam sujo."

Foto: Flash

Pelo meio, o mediático romance com a atriz Bruna Marquezine: terão começado a namorar entre o fim de 2012 e o início de 2013. Em 2014, os assessores da atriz anunciaram a separação do casal, que se haveria de reconciliar até à cisão definitiva em 2018, por decisão do futebolista. Desde então não se conheceu nenhuma namorada oficial do craque.

pub
Neymar, Bruna Marquezine Foto: Instagram

As polémicas continuavam a amontoar-se em 2016, e, desta vez, por motivos financeiros, quando o futebolista foi condenado pelos tribunais brasileiros a pagar 46 milhões de euros por evasão fiscal após ter usado uma empresa para fugir ao pagamento de impostos entre 2012 e 2014. Também a sua transferência para o Barcelona foi alvo de investigações, com o clube catalão a ter de desembolsar mais de 5 milhões de euros, igualmente relativo a fuga ao fisco.

OS ANOS DE PARIS E O CASO NAJILA

pub

Pouco mais tarde surgiu a transferência que definiu a sua carreira: em 2017, depois de uma longa saga, o Paris Saint-Germain pagou a clásula de rescisão definida no contrato de Neymar com o Barcelona e assegurou os serviços do craque por 222 milhões, naquela que ainda hoje é a transferência mais cara da história do futebol. A chegada de Neymar a França fez torcer o nariz a muitos adeptos de futebol por considerarem que o jogador rumou a uma liga menos competitiva, alegadamente para fugir à sombra de Lionel Messi e ganhar protagonismo numa outra camisola.

Nasser Al-Khelaifi, Neymar Foto: Getty Images

Os anos de Neymar em França voltaram a ser tremendamente complicados e desta vez também dentro dos relvados: acumularam-se as lesões, muitas vezes fruto da agressividade excessiva dos adversários que defrontavam PSG e Brasil, que o levaram a falhar mais de 100 jogos durante o período que esteve em Paris – para colocar estes dados em perspetiva, Neymar nunca jogou mais do que 31 jogos ao serviço dos parisienses numa época, enquanto que nos quatro anos em Barcelona o mínimo de partidas que jogou foi 41, tendo chegado mesmo às 52 em 2014-15. 

pub

Assim, os holofotes voltaram a virar-se para as inúmeras controvérsias. Neymar nunca escondeu ser adepto da vida de festas e em 2019 foi visto no Carnaval de Salvador da Bahia, quando estava a recuperar de lesão, dando azo a várias teorias que alegavam que o jogador faltava intencionalmente a jogos de futebol para festejar o Carnaval, tal como, segundo os críticos, fazia perto da data de aniversário da sua irmã, Rafaella Santos – em 7 das últimas 8 épocas, esteve indisponível, por lesão ou suspensão, no dia 11 de março. Já na era pandémica, em dezembro de 2020, foi criticado por ter organizado uma festa clandestina com 500 convidados, numa altura em que o Brasil sofria severamente por culpa da covid-19.

Neymar, Rafaella Santos Foto: Instagram
pub

Contudo, a polémica mais grave chegaria quando Neymar foi acusado de violação por Najila Trindade. Os dias que se seguiram transformaram-se num inferno para o astro brasileiro, que alegou a sua inocência e mostrou, inclusive, conversas que manteve com a modelo. Na imprensa saíram vídeos de Najila a demonstrar-se agressiva com Neymar, mudando o rumo da opinião pública. O caso acabaria por ser arquivado por falta de provas e a própria Najila, acusada de fraude processual, foi absolvida.

Najila Trindade Mendes de Souza Flash
Najila Trindade Mendes de Souza Flash
Najila Trindade Mendes de Souza Flash
Najila Trindade Mendes de Souza Flash
Najila Trindade Mendes de Souza Flash
Najila Trindade Mendes de Souza Flash

Uma outra acusação semelhante surgiu em 2021, quando o jogador foi acusado por uma trabalhadora da Nike de uma agressão sexual que teria ocorrido cinco anos antes: apesar de o caso não ter redundado em nada, Neymar perderia o já prolongado patrocínio da marca por se recusar a colaborar com a investigação. Mais tarde, assinaria um contrato com a rival Puma. Os tempos mais recentes trouxeram igualmente uma aproximação do atleta ao mundo das artes, surgindo nomeadamente num episódio da série espanhola ‘La Casa de Papel’, do qual era um grande fã.

pub

MESSI, MARÍLIA E UM RECORDE POR BATER

A nível desportivo, a segunda metade do ano que agora terminou foi infeliz para o craque, que, por motivos físicos, somou até agora poucos jogos na atual época - num deles, todavia, ficou na memória a homenagem à malograda cantora Marília Mendonça, sua amiga, após um dos golos que marcou ao Bordéus. Agora, no PSG tem a companhia de dois dos mais relevantes craques do desporto-rei: Kylian Mbappé, o jovem talento de 23 anos apontado como um dos potenciais melhores do mundo nos próximos anos, e o incontornável Lionel Messi que, por ironia do destino, lhe iria fazer sombra mais uma vez, depois de ter sido obrigado a deixar o seu Barcelona de sempre por motivos financeiros.

pub
Neymar, homenagem, Marília Mendonça Foto: Getty Images

2022 pode significar o cumprir, ainda assim, de um sonho para Neymar, existindo a possibilidade de se transformar no melhor marcador da história da seleção "canarinha": está a apenas 7 golos do "Rei" Pelé. Mesmo tendo isso em conta, não se safou das críticas por parte dos adeptos e até de comentadores brasileiros, as quais rebateu no passado mês de setembro, ao ser decisivo no encontro frente ao Peru: "Não sei mais o que fazer com esta camisola para me respeitarem", afirmou no pós-jogo.

Finalmente, no próximo dia 25 de janeiro será lançada pela Netflix a série documental ‘Neymar: O Caos Perfeito.' Na produção de 3 episódios, o brasileiro, hoje com 29 anos, falará na primeira pessoa sobre a sua vida pessoal e profissional, incluindo os bons e os maus momentos, assim como o impacto que teve a opinião pública em si, agora que se aproxima da fase terminal da sua carreira, sem nunca ter alcançado a dimensão dos maiores da história para a generalidade dos adeptos, não obstante o seu inesgotável talento.

pub
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub