Nos bastidores do programa 'Dois às 10': isto é tudo o que não consegue ver na televisão
O despertador toca às 6 da manhã e o que, para muito, parece uma vida de luxo, também exige muitos sacrifícios. Um pouco depois das 07h00, Cláudio Ramos e Maria Botelho Moniz dão entrada nos estúdios da TVI, em Bucelas, para estudar o programa que vai para o ar 3 horas depois. O segredo? Está no realizar "do sonho americano" dos dois. Nós vimos tudo e contamos aqui.
Às 06h00 em ponto toca, pela primeira vez, o despertador de Cláudio Ramos, que admite ainda ter 15 minutos "para ficar na ronha". 06:15 são horas de levantar, preparar os 'smoothies' que já se tornaram famosos nas redes sociais e uma inspiração para os seguidores do alentejano, vestir uma roupinha e às 06h45 está a entrar no carro em direção aos estúdios da TVI, em Bucelas, na zona de Loures.
Às 07h15, o apresentador já está a entrar no local de trabalho. "Sempre acordei cedo porque sempre fiz parte das reuniões dos programas em que participei. Na 'Júlia' e n'O Programa da Cristina' era às 08h00. Aqui acordo mais cedo porque tenho mais para ler e para me preparar", explica. Assim que entra nos estúdios encontra-se com a amiga e colega, Maria Botelho Moniz e está na hora de, juntos, darem a primera leitura do alinhamento do programa.
"Chego aqui por volta das 07h15, faço uma primeira preparação do que tenho para ler e às 08h00 temos reunião", explica Cláudio Ramos. O sono já não atrapalha e os dois apresentadores fazem a primeira leitura do que vai acontecer no programa. Maria Botelho Moniz aproveita para fazer a primeira passagem da maquilhagem.
Às 08h00 é hora de descer e de se encontrar já no estúdio onde tudo acontece. Os dois apresentadores sentam-se no sofá onde habitualmente recebem os convidados e, juntamente com a restante equipa, decidem o alinhamento do programa. Depois da reunião, o tempo passa a correr!
Alinhamento pronto e acertado, é hora de começar a acelerar. Maria Botelho Moniz e Cláudio Ramos são maquilhados e penteados. A roupa está escolhida e, antes de começar o programa, o alentejano ainda tem que vir ao exterior com o seu fotógrafo pessoal para tirar a foto com o 'look' do dia e com a qual deseja um 'bom dia' aos fãs.
Maria demora mais tempo e Cláudio vai para a cozinha do estúdio onde, religiosamente, todos os dias, prepara os seus ovos mexidos que, como o próprio diz, "têm que ser feitos por ele para serem perfeitos". "É que estou a fazer a dieta da proteína...", explica, referindo a sua luta para engordar.
A comer os seus ovos mexidos, sentou-se e esteve à conversa connosco. "É muito importante para mim estar aqui sentando e ser uma espécie de referencia para quem tem um sonho e ele acontece", começa reforçando, mais uma vez, tudo aquilo por que teve que lutar para se tornar um apresentador das manhãs.
Contudo, afirma que nunca duvidou que o seu sonho se tornaria realidade, só não esperava que tudo acontecesse ao mesmo tempo. "Nunca duvidei que chegava aqui. Nunca tive duvidas! Nunca pensei foi que num curto espaço de tempo fizesse o 'day time' e o 'prime time'. Sempre achei que já devia estar neste lugar há algum tempo, mas também entendo que as coisas levam o seu tempo e também entendo que há colegas meus que nunca terão esta oportunidade. Até aos 50 anos queria muito fazer isto e consegui. Não tenho duvidas nenhumas que foi o facto da TVI me ter ido buscar que me mete na primeira linha. Nunca tive a ilusão de achar que estava na primeira linha. Era um colega que conseguia desenrascar muitas coisas mas não tinha o lugar na prateleira. Houve uma mudança, agradeço mas é um trabalho que também é feito por mim."
Maria Botelho Moniz quase que ainda se belisca para ter a certeza que ocupa um dos lugares mas importantes da grelha da televisão portuguesa. Foi obrigada a aprender a madrugar mas cada despertar vale a pena. "Sinto que estou exatamente onde queria estar e ao lado de quem queria estar. É muito divertido, é uma montanha russa. São horas de variadíssimas emoções e por muito que nos preparemos sinto sempre aquele passinho perto do abismo. Sinto uma tremenda alegria, todos os dias."
NO AR! Dito isto o programa está no ar!
Os intervalos são tempo de descontrair e de preparar o que vem a seguir. Não há tempo para muito mais a não ser para dizer umas "asneiras", até estar no ar outra vez.
Três horas em direto e, no final, o sentimento de dever cumprido mas, muitas vezes, com o coração nas mãos. "Nunca pensei que isto fosse mexer tanto comigo. Dou-me conta do privilegiado que sou por as pessoas partilharem comigo a vida deles e aquilo que posso fazer por elas. Às vezes é só dar-lhes espaço para falarem e a vida delas muda. Sei que estou a fazer uma coisa boa."
Maria Botelho Moniz confessa que o seu coração derrete quando as histórias são mais duras e que ainda está a aprender a lidar com esta gestão de emoções. "Ainda é difícil para mim deixar essas histórias no estúdio, trago-as muito para casa." Mas, por outro lado, "pude trazer ao de cima uma Maria que sempre aqui este mas que, devido aos formatos que estava a fazer, tinha que ficar mais recatada. O lado divertido e desconstruído é o programa que me traz, o Cláudio que me puxa também… Redescobrir que ainda há aqui uma miúda dentro e que não temos que levar tudo tão a sério."
UMA LONGA AMIZADE
Companheiros de televisão e com a certeza que o serão para a vida, elogiam-se mutuamente. "Já éramos amigos, já tínhamos trabalhado juntos e a nossa cumplicidade cresce de dia para dia. Falamos muito, conversamos muito antes do programa começar. Falamos muito depois do programa. Não há dia que não vamos para casa e falamos um com o outro. Mas, ao mesmo há um entendimento silencioso. Já o começo a ler muito bem e a ele a ler muito bem a mim. O facto de sermos amigos torna tudo muito mais fácil e muito mais divertido."
À saída do estúdio cruzam-se muitas vezes com Manuel Luís Goucha, que já está a preparar-se para o programa da tarde. A cumplicidade entre companheiros de televisão é inegável e há sempre espaço para uma brincadeira.
Depois de ter estado ao lado de Goucha no 'Big Brother', Cláudio Ramos confessa que ainda tem um sonho televisivo por realizar: "Tenho tudo pensado na minha cabeça. Uma coisa mega informal, um encontro de gerações… O resto fica em segredo."