Poderosa e herdeira multimilionária! Nova líder do gigante grupo da Zara tem 37 anos: saiba quem é Marta Ortega Pérez
A empresária - que é filha do 2.º homem mais rico do mundo - acaba de assumir a presidência do grupo Inditex, o líder mundial na venda de roupa a retalho que é dono de algumas das mais populares marcas de roupa do planeta.
Marta Ortega Pérez acaba de assumir a liderança do grupo Inditex, conglomerado espanhol de empresas têxteis e líder mundial na venda de roupa a retalho, dono da Zara, Pull and Bear, Massimo Dutti, Bershka, Stradivarius, Oysho, Zara Home e Uterqüe.
A Inditex está presente nos 5 continentes e conta com mais de 6500 lojas nas cidades mais visitadas do planeta.
A nova presidente da Inditex irá substituir Pablo Isa a partir de abril do próximo ano.
HERDEIRA MULTIMILIONÁRIA
Marta Ortega Pérez tem apenas 37 anos mas trabalha no mundo da moda desde 2007, ou não fosse ela filha de Amancio Ortega, o fundador da Zara e da Inditex e um dos homens mais ricos do mundo com uma fortuna de cerca de 80 mil milhões de euros, tendo inclusivamente ultrapassado Bill Gates na lista dos mais ricos da 'Forbes' em 2017.
Marta é fruto do 2.º casamento de Amancio com Flora Pérez Marcote. Foi ao lado da primeira mulher, Rosalía Mera, que Amancio fundou a Zara, em 1975. Os meios de comunicação espanhol descrevem-no como um "recluso" que nunca dá entrevistas, recusa ser fotografado e não vai a nenhum evento público... nem sequer à abertura das suas lojas.
UM IMPÉRIO A SEUS PÉS
Marta já revelara anteriormente que "não tinha noção" de que era herdeira de um império multimilionário quando era pequena. Mas, ao contrário do pai, a empresária está habituada às atenções dos media e é presença assídua em eventos de moda.
Apaixonada por cavalos - que monta desde muito jovem - vive na Corunha com o marido, Carlos Torretta - um ex-executivo de uma agência de modelos de Madrid - e tem uma filha bebé fruto deste casamento, chamada Matilda, e ainda um filho de 8 anos, Amancio, do seu primeiro marido, Sergio Álvarez Moya.
Tem ainda dois meios-irmãos mais velhos, Sandra e Marcos Ortega Mera, que não estão ligados ao negócio do pai.
LUFADA DE AR FRESCO
Marta já ocupou vários cargos no grupo nos últimos 14 anos, sobretudo no departamento criativo, e o 'The Wall Street Journal' descreveu-a recentemente como "a arma secreta" do sucesso da Zara, uma vez que, entre outros talentos, é a grande instigadora de campanhas publicitárias modernas alicerçadas na era digital e nas redes sociais.
"Penso que é importante construir pontes entre a high fashion e a fast fashion, entre o passado e o presente, entre a tecnologia e a moda, entre a arte e a funcionalidade", afirmou a empresária ao jornal norte-americano.
TRABALHO ÁRDUO PELA FRENTE
Marta Ortega Pérez terá no entanto um grande desafio pela frente quando assumir funções em 2022: recuperar do gigantesco prejuízo que a pandemia de covid-19 provocou nas vendas em 2020, o que ainda levará algum tempo.
Estima-se que nesse ano o gigante do retalho tenha faturado menos 70% do que é habitual. Ainda assim, lucrou mais de mil milhões de euros nesse ano.
No entanto, Marta garante que não está preocupada nem pensa nos lucros de forma obsessiva.
"Obviamente somos uma empresa grande, mas sinto que não é assim tão grande, não sei nada sobre os grandes valores", afirmou ao 'The Wall Street Journal', acrescentando: "Nós nem sequer queremos falar sobre eles. No nosso trabalho diário, não é algo com que estejamos preocupados".