Simão Sabrosa: toda a verdade sobre a guerra com os filhos. A decisão polémica do ex-jogador que provocou a divisão na família
Ausência dos filhos mais velhos do casamento de Simão Sabrosa deu pistas sobre a tensão que se vive na família do ex-futebolista, que não tem relação com Martim e Mariana desde 2021. Tudo terá começado na altura em que o antigo jogador deixou de pagar a pensão de alimentos aos jovens. Entenda a polémica.
O casamento de luxo de Simão Sabrosa e Vanessa Rebelo deixou exposta um guerra familiar que até aqui tinha sido mantida em segredo. A ausência dos filhos mais velhos do antigo craque da cerimónia causou surpresa e levou a que se especulasse sobre qual seria a razão para Mariana, de 23 anos, e Martim, de 21, fruto da relação com Filipa Valente, não terem estado presentes num momento tão importante da vida do pai.
Na verdade, esta não foi uma decisão tomada de ânimo leve pelos jovens, até porque o afastamento do pai não é de agora. Para o entendermos, temos de recuar à altura em que os filhos de Simão atingiram a maioridade, Mariana em 2019 e Martim dois anos e meio mais tarde. Por essa altura, a antiga glória do Benfica reuniu-se com os filhos para comunicar uma decisão que acabou por surpreender tudo e todos.
"Quando a Mariana fez 18 anos, o Simão disse que a partir daquele dia deixaria de pagar a pensão de alimentos (estipulada pelo tribunal), mas que sempre que ela precisasse poderia pedir-lhe, que não ia deixar de ajudar os filhos. E fez o mesmo com o Martim", começa por contar uma fonte, acrescentando que essa decisão acabaria por gerar grande surpresa uma vez que, ao tomar a liberdade de suspender o pagamento, o antigo futebolista do Benfica estava a ir contra uma decisão do próprio tribunal.
"O que acontece é que quando o Simão e a Filipa se divorciaram, o tribunal estipulou que ele teria de pagar uma pensão de alimentos até os filhos completarem 25 anos, no caso de não trabalharem, ou 23, caso já tivessem forma de se sustentar. Ao decidir deixar de pagar quando estes completaram 18 anos colocou os filhos numa posição muito delicada, porque a única forma de eles conseguirem garantir que os seus direitos eram respeitados era mover uma ação contra o próprio pai. Podem imaginar o que isto representa para dois jovens? Ninguém compreendeu porque é que o Simão foi contra aquilo que estava determinado, não fez sentido", diz uma fonte próxima de Simão Sabrosa e Vanessa Rebelo, que acompanhou todo o processo, acrescentando que o que mais indignou toda a gente próxima do caso foi o facto de o antigo futebolista ter achado que "apenas e exclusivamente por os filhos terem chegado aos 18 anos, alguma coisa mudaria nos seus deveres parentais".
"Na verdade, o Martim e a Mariana fizeram 18 anos, mas nada se alterou na vida deles. Continuavam em idade escolar e a depender dos pais para se sustentarem, daí que a decisão tenha sido completamente inesperada e surpreendente, acabando por magoar os filhos do Simão que, de alguma forma, se sentiram preteridos pelo pai."
Além disso, o facto de deixar de pagar o valor estipulado, ainda que manifestasse "uma intenção de ajuda" colocaria Martim e Mariana numa "posição de subalternidade". "Não fazia sentido nenhum, o Martim e Mariana terem de pedir aquilo que é deles por direito. O Simão tem de cumprir exatamente o mesmo que qualquer outro pai, ou seja, contribuir para o sustento dos filhos até estes terem forma de o fazer. A lei neste caso é exatamente igual para todos", adianta uma das fontes ouvidas pela 'Flash!'.
O AFASTAMENTO ENTRE PAI E FILHOS
Depois de os filhos terem movido a ação judicial, Simão Sabrosa cortou de vez com Martim e Mariana. Nas redes sociais, por exemplo, esse afastamento é visível, sendo que nunca mais houve partilhas em comum, fotografias ou gostos, sendo que neste momento nenhum dos três sequer se segue. "O Simão diz que ficou muito magoado por aquilo que os filhos lhe fizeram, mas na verdade foi ele que os colocou naquela posição. Ao deixar de pagar a pensão de alimentos, ao ir contra aquilo que estava estipulado pelo tribunal ele acabou por os levar a isto."
Uma outra fonte ouvida pela nossa publicação adiantou que a grande mágoa de Martim e Mariana nada tem, no entanto, a ver com dinheiro, mas sim com o alheamento do pai das suas vidas. "Mesmo antes de isto ter acontecido, há muito que o Simão já não era um pai presente, no verdadeiro sentido do termo, foi-se afastando", adianta a fonte.
Tal terá coincidido com o período em que Simão solidificava a relação com Vanessa Rebelo, construindo a sua própria família ao lado da decoradora, com quem agora trocou alianças. No casamento, apenas estiveram Simão Salvador - o único filho em comum dos dois - e Rodrigo, fruto do primeiro casamento de Vanessa com Bruno Aguiar.
"Na verdade, a relação entre o Simão e os filhos foi-se deteriorando. Não tinha de ser assim, mas as coisas foram-se alterando progressivamente desde que a Vanessa entrou na vida dele", adianta à 'The Mag' a fonte, acrescentando, no entanto, que na altura ninguém previa este desfecho.
A ausência dos filhos de Simão Sabrosa da cerimónia não lhe roubou o sorriso durante a festa, mas acabou por ser uma mágoa para os três. "No fundo, ninguém está feliz da forma como as coisas estão, mas a verdade é que as coisas chegaram a um ponto em que parecem irreversíveis", explica uma outra fonte.