- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
THE MAG - THE WEEKLY MAGAZINE BY FLASH!

Taylor Swift, Pearl Jam, Sam Smith, Depeche Mode, Ed Sheeran, Diana Krall, Simples Minds e muito, muito mais… eis o cardápio dos grandes concertos para 2024

Dos mais importantes concertos a solo aos grandes festivais; das apresentações mais intimistas às maiores salas do país; da música portuguesa à estrangeira, do fado ao rock, da brasileira ao heavy metal, de norte a sul, do litoral ao interior, do meio rural às grandes cidades, Portugal volta a ter um calendário de luxo no que toca à música ao vivo. Antecipamos aqui o que de melhor já está marcado para 2024. A oferta é tanta e tão boa, que nem sabemos como irá descalçar esta bota... mas vamos tentar ajudar.
Por Miguel Azevedo | 04 de janeiro de 2024 às 22:20
Taylor Swift Foto: Flash

Se o ano de 2023 deixou boas memórias no que toca a concertos e espetáculos ao vivo, o ano que agora começa promete não lhe ficar atrás. Para além dos artistas nacionais em digressão, estão já perfilados para visitar o nosso país alguns dos maiores nomes internacionais. À cabeça até pode estar esse fenómeno mundial incontornável chamado Taylor Swift, mas há muito mais para ver e ouvir ao longo dos próximos 12 meses, como Jethro Tull, Depeche Mode, Lloyd Cole, Dave Matthews Band, Pearl Jam, Scorpions, Ed Sheeran, Simple Minds ou Sam Smith. Mas vamos por partes. Para lhe facilitar a vida, organizámos as ofertas pelos doze meses do ano. Então vamos lá tirar notas e, se preciso fôr, afixar lembretes, marcar no calendário ou colocar alarmes.

Janeiro

pub

Já amanhã, dia 6, José Cid inaugura uma nova sala de espetáculo em Lisboa, a Rock Station (situa-se no Parque das Nações). O espaço promete vir a marcar a noite na capital e tem como premissa recuperar a alma do saudoso Rock Rendez Vous que foi fundamental na explosão do rock português na década de 80. Ainda amanhã, há festa rija em Marvila. Filipe Sambado, Alex D’Alva, Gaspar Varela ou Margarida Campelo são alguns dos nomes que fazem parte do Festival 'Ouro, Incenso e Birra', um evento com muita cerveja, petiscos e música nas três cervejeiras que têm casa em Marvila: a Musa, a Dois Corvos, e a Fermentage. A entrada é livre e o valor total da venda de copos destina-se a ajudar as causas do bairro. No dia 10 arranca mais uma edição do ciclo 'Conta-me uma canção', no Teatro Maria Matos, em Lisboa, uma iniciativa que promove, ao longo do mês, quatro encontros com duplas formadas por nomes incontornáveis da música nacional. Miguel Ângelo com Samuel Úria (dia 10); Surma e Tomara (16); Capicua e Sérgio Godinho (17) e Luísa Sobral e Márcia (24). Ainda este mês, a fadista Gisela João celebra 10 anos de carreira, primeiro com um concerto no espaço 8 Marvila, em Lisboa (dia 20) e depois no Museu do Carro Eléctrico, no Porto (27). Não esquecer que Tim, o vocalista dos Xutos & Pontapés, retoma a 23 de janeiro a 'residência' a solo no Cinema S.Jorge, em Lisboa, onde estará até 8 de Fevereiro, para partilhar canções e histórias num espetáculo único ('Canta-me Histórias').  

Gisela João Foto: Instagram

Fevereiro 

pub

O mês de fevereiro arranca praticamente com o regresso da italiana Laura Pausini, a Lisboa, para um concerto, dia 3, na Altice Arena. Nesse mesmo dia, António Zambujo inicia uma série de três concertos seguidos no Coliseu de Lisboa (repetem depois dias 16 e 17 no Coliseu do Porto) e a Casa de Artes de Arcos de Valdevez acolhe um festival que já é tradição no mapa dos festivais de inverno em Portugal: o Sons de Vez, (decorre até Março). O pontapé de saída é dado por Legendary Tigerman (dia 3), mas o festival conta também com Budda Power Blues (10), Manel Cruz (17), Bizarra Locomotiva (24), Agir (2 de Março), Salvador Sobral (9 de março), Zeca Medeiros (16 de março) e Tiago Nacarato (23 de Março). Ainda em fevereiro, Marisa Liz canta no Coliseu de Lisboa, dia 10, e no Coliseu do Porto no dia 24. E porque fevereiro é o mês dos namorados, este ano o festival 'Às vezes o Amor' volta a tomar conta de várias cidades de Portugal como nomes como Rui Veloso, Carolina Deslandes, David Fonseca, GNR ou Jorge Palma, entre os dias 14 e 17. Já mais para o final do mês, dia 29, os britânicos Idles atuam na Super Bock Arena, no Porto.    

Marisa Liz Foto: Flash

Março

pub

Em março, e praticamente a abrir o mês, merecem especial atenção, os 'velhinhos' Jethro Tull, banda de rock progressivo formada em 1967, que toca no Coliseu de Lisboa, dia 6, e no Coliseu do Porto, dia 7. As duas mais emblemáticas salas do país recebem também em março Sara Correia, ela que canta primeiro em Lisboa, em dose dupla, dias 9 e 10, e mais para o final do mês na cidade invicta (22). No dia 19, há concerto imperdível na Altice Arena, em Lisboa, com os incontornáveis Depeche Mode. A digressão que trazem até nós, 'Memento Mori Tour' já foi considerada pela Rolling Stone como "uma deslumbrante celebração da vida e da música". No dia 22, os portugueses Sétima Legião sobem ao palco do Capitólio para recordarem as canções de uma geração. 

Sara Correia Foto: dr

 

pub

Abril

Para quem gosta de música portuguesa, está agendada para o início do mês de abril, a celebração dos 40 anos de carreira Delfins. Miguel Ângelo, Fernando Cunha e comparsas sobem ao palco da Altice Arena, em Lisboa, logo no dia 6. Destaque também este mês para outra lenda da música, desta feita britânica, Lloyd Cole, um senhor hoje com 62 anos, que nos anos 80 foi um dos maiores nomes da pop independente. Canta no Theatro Circo de Braga mesmo a fechar o mês, no dia 30.

Delfins Foto: Flash
pub

Maio

Este é certamente um dos meses mais aguardados do ano, ou não trouxesse ele até nós, um dos maiores fenómenos de sempre da música: Taylor Swift. A cantora norte-americana, que até já bateu recordes de Elvis Presley e que a revista 'Time' considerou a figura do ano de 2023, atua em dois concertos no Estádio da Luz, em Lisboa, dias 24 e 25 (só para se ter uma ideia da grandiosidade do que estamos a falar, a 'Eras Tour' é a primeira digressão da história a ultrapassar a marca dos mil milhões de dólares de receitas brutas de bilheteira). Antes de Taylor Swift, contudo, há dois nomes que passam em maio por Portugal e que merecem ser destacados: Dave Matthews Band (Altice Arena, em Lisboa, dia 5) e Vanessa da Mata (também na Altice Arena, dia 9 e no Multiusos de Gondomar dia 10). No que toca à música portuguesa, Pedro Mafama canta no Campo Pequeno (dia 10) e David Carreira na Altice Arena (dia 11). A maior sala do país recebe, dia 29, os Thirty Seconds to Mars.   

David Carreira, Mickael Carreira, Anjos, Miguel Oliveira Foto: Flash
pub

Junho 

O mês de junho começa em grande. Logo no dia 1 J Balvin apresenta-se no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, e Gilberto Gil canta no Hipódromo Manuel Posso, em Cascais (repete no dia 2) em dois concertos integrados no Coala Festival. Entre os dias 6 e 8, há Primavera Sound, no Porto, festival que já se sabe leva até ao norte nomes como Lana del Rey, SZA, Pulp, Mitski, The National, PJ Harvey ou Justice. Uns dias depois, mais abaixo, no Parque Tejo, na capital, o Rock In Rio-Lisboa conta com Scorpions, Evanescence, Extreme, Ed Sheeran ou Calum Scott, entre muitos outros, dias 15, 16, 22 e 23. No final do mês, Rodrigo Leão toca no Coliseu do Porto (27) e no Coliseu de Lisboa (28). Nos dias 22 e 23 outro grande fenómeno da música, a cantora, compositora e atriz norte-americana Olívia Rodrigo canta na Altice Arena, em Lisboa.       

pub
Gilberto Gil Foto: Instagram

Julho

O mês de julho, já se sabe, é mês de Nos Alive, o festival que mais estrangeiros chama a Portugal e que este ano tem provavelmente um dos melhores cartazes de sempre. Entre os dias 11,12 e 13 passam pelo Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, Pearl Jam, Dua Lipa, Smashing Pumpkins, Arcade Fire, Michael Kiwanuka, Benjamin Clementine, entre outros. Antes disso, contudo, Patti Smith está confirmada, dia 7 de Julho, para o Festival Jardins do Marquês, no Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras, e Karol G canta em dose dupla, dias 7 e 8, na Altice Arena, em Lisboa. Na Madeira, é mês de Summer Opening, no Parque de Santa Catarina, no Funchal (12 e 13 e 19 e 20) com Da Weasel, Ivandro, Julinho KSD e Pedro Mafama, entre outros. No dia 12 arranca também, na Adega da Cartuxa, em Évora, mais uma edição do EA Live Évora (prossegue pelos dias 13, 18, 19 e 20), com Os Quatro e Meia, José Cid, Miguel Araújo e António Zambujo, Mariza e GNR. O SBSR leva à Herdade do Cabeço da Flauta, no Meco, dias 16, 17 e 18, Måneskin, Royal Blood (os únicos nomes anunciados até então); o Meo Marés Vivas, em Vila Nova de Gaia, conta, dias 19, 20 e 21 com Take That, D'zrt, James Arthur e Snow Patrol; e o Cool Jazz, em Cascais, já tem alinhados no seu cartaz Air, Dino D'Santiago, Diana Krall e Jamie Cullum, entre outros (o festival acontece dias 9, 19, 26, 27, 30 e 31). O mês encerra praticamente com o regresso a Portugal dos Lendários Simple Minds, no Campo Pequeno, em Lisboa, a 29, e no Pavilhão Rosa Mota, Porto, no dia seguinte (30).    

pub
Miguel Araújo e António Zambujo Foto: dr

Agosto 

No mês mais quente do ano, as temperaturas prometem voltar a subir para os lados da Zambujeira do Mar, no Alentejo, entre os dias 7 e 10 com mais uma edição do Festival Sudoeste (para já estão apenas anunciados Da Weasel e Matuê). Uns dias depois, mais a norte, em Paredes de Coura, o festival com o mesmo nome, agita a pacatez da vila com os já anunciados Slowdive, The Jesus and Mary Chain, Nouvelle Vague, Cat Power, Destroy Boys ou Branko, entre muitos outros (de 14 a 17 de Agosto). No final do mês, o Meo Kalorama tem já asseguradas as presenças de LCD Soundsystem, Massive Attack, Sam Smith, Jungle, Ana Moura ou The Kills. O festival decorre no Parque da Bela Vista em Lisboa, dias 29, 30 e 31 de Agosto. 

pub
Sam Smith em 2015 no NOS Alive Foto: cofina media

Setembro

No mês que encerra o verão, Thiago Iorczeski mais conhecido pelo nome artístico de Tiago Iorc, cantor, compositor, instrumentista e produtor musical brasileiro, enceta uma mini-digressão por Portugal, passando pelo Palácio Baldaya, em Lisboa, dia 1, pelo Teatro Sá da Bandeira, no Porto (12), pelo Centro de Arte de Águeda (14) e pelo Casino, Estoril (17). Não esquecer que setembro é o mês da Festa do Avante e que apesar de ainda não estar anunciado nenhum dos nomes, este costuma ser um evento imperdível.

pub

 

Outubro e Novembro

Em outubro as atenções começam por virar-se para a brasileira Ana Castela, ela que canta no Pavilhão Rosa Mota, no Porto, dia 4 e na Altice Arena, em Lisboa, no dia seguinte (5). Os Expensive Soul tocam o dia 11 no Coliseu do Porto e Bárbara Tinoco estreia-se, com apenas 25 anos, na maior sala de Portugal, a Altice Arena, em Lisboa, no dia 12 (recorde-se que em 2018, a cantora ainda não passava sequer de uma ilustre desconhecida no mundo da música). Quem também irá fazer a sua estreia na Altice Arena, mas estes mais maduros, são os Moonspell, eles que assinalam 30 anos de carreira em grande, no dia 26, na companhia da Orquestra Sinfonietta de Lisboa. No dia 31, David Fonseca, toca na Altice Fórum Braga, subindo depois ao palco do Coliseu do Porto, a 15 de novembro e ao do Coliseu de Lisboa, nos dias 16 e 17 de novembro. Pode também ir apontando os concertos de Guano Apes no Lisboa ao Vivo (LAV) dia 23 de novembro e Within Temptation, dia 26 desse mês na Altice Arena.

pub

 

pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub