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A música de Natal que não era suposto ser uma música de Natal: eis a história de ‘The Power of Love’

O êxito dos Frankie Goes to Hollywood é até aos dias de hoje um tema associado ao Natal, mas esta ligação nunca esteve nos planos do líder do conjunto britânico, Holly Johnson. Tudo começou com uma luta de poder.
Afonso Coelho
Afonso Coelho
22 de dezembro de 2022 às 22:40
Frankie Goes to Hollywood
Frankie Goes to Hollywood Foto: Getty Images

Existe um lote de músicas que ficaram indelevelmente ligadas à época festiva. Todos os anos, à medida que o Natal se aproxima, torna-se quase impossível escapar a ‘All I Want For Christmas is You’, de Mariah Carey, a ‘Last Christmas’, dos Wham!, ou às várias faixas temáticas do canadiano Michael Bublé.

Ainda que muitos artistas tenham a tradição de lançar ‘singles’ acerca do tema Natal, e que a cada ano sejam disponibilizados muitas mais canções sobre a quadra natalícia, o conjunto de faixas mencionado acima aparenta tornar-se cada vez mais impenetrável. No entanto, existe uma outra conhecida música que ficou tradicionalmente associada ao Natal, sem necessitar que a sua letra tivesse qualquer referência a esta data.

‘The Power of Love’ foi lançada pelos Frankie Goes to Hollywood, banda britânica liderada por Holly Johnson, em 1984, como o terceiro single do seu álbum de estreia, ‘Welcome to the Pleasuredome’. Esteve no primeiro lugar do ‘top’ de singles do Reino Unido durante uma semana em dezembro e, a partir daí, ganhou contornos de sucesso natalício, todavia nem tudo é o que parece.

CONFUSÃO COM A EDITORA

A editora ZTT e a distribuidora Island Records tinham ideias diferentes para o rumo da banda que, à altura, estava a entrar em cena. Paul Morley, gestor de marketing da editora, decidiu que a religião seria o tema do terceiro single e colocou na capa a ‘Assunção da Virgem’, na versão do pintor veneziano Titian, datada do século XVI.

The Power of Love, Frankie goes to Hollywood
The Power of Love, Frankie goes to Hollywood Foto: ZTT

Ainda que os temas idealizados por Morley não se coadunassem perfeitamente com a direção que a Island Records, liderada por Trevor Horn, este aceitou o conceito de dar um toque natalício a ‘The Power of Love’. O videoclip, realizado pelo duo Godley & Creme, é uma recriação da história bíblica do nascimento de Jesus Cristo, com os membros dos Frankie Goes to Hollywood apenas a surgirem em grafismos sobrepostos.

O single inclusivamente contém uma versão de 9 minutos da música no qual é possível ouvir o conjunto a cantar uma rima de Natal, numa mensagem intitulada ‘Holier than Thou'. Mais tarde, Johnson explicaria que, durante o processo de escrita da música, nunca teve em mente uma associação inerente ao Natal.

A VERSÃO DE JOHNSON

Num texto publicado na publicação britânica ‘Metro’ em 2012, o vocalista Holly Johnson providenciou a sua perspetiva acerca de ‘The Power of Love’. "Nunca foi sobre o Natal ou sobre consumismo. A letra e a melodia surgiram-me depois de pensar muito sobre amor. O Natal era a última coisa em que estava a pensar, ainda que tenha sido na parte final de 1983", referiu.

"O vídeo foi realizado pelos Godley & Creme e a banda ou eu nunca fomos consultados nem aparecíamos na versão original. Estávamos a fazer uma digressão pelos Estados Unidos. A editora obviamente tinha os olhos postos no mercado do Natal, a temática do nascimento de Cristo é prova disso", acrescentou, tendo depois sublinhado que a sua versão preferida da música foi aquela que ele próprio gravou em 1999 para o seu álbum a solo ‘Soulstream’.

Não obstante, Johnson, eventualmente concederia a atribuição da temática festiva a ‘The Power of Love’, tendo cantado a música em várias atuações para programas de Natal, como por exemplo num episódio especial do programa ‘Never Mind the Buzzcocks’, em 2021, que recentemente evocou nas suas redes sociais.

Refira-se, ainda assim, que o protagonismo de ‘The Power of Love’ na época natalícia se foi esvaindo com o tempo desde o lançamento. Já não está nos ‘tops’ do Reino Unido desde 2012, ano no qual uma versão desta mesma música, interpretada pela jovem Gabrielle Aplin, chegou a figurar durante uma semana no topo da lista, depois de ter sido usada num anúncio de Natal. Este mês, a artista voltou a cantar a música, numa variante acústica, convidada pela editora Mercury, no âmbito da sua rubrica 'Coal Drops Sessions'.

Foi, aliás, esta situação que levou Holly Johnson a mencionar especificamente o conceito de "consumismo" no texto acima mencionado: "Soube da versão utilizada no anúncio através do Twitter e de rumores nos jornais. Não tive qualquer contacto com a empresa que detém os direitos e nunca tinha ouvido falar da Gabrielle Aplin, ainda que lhe deseje todos os sucessos", frisou.

Para gáudio de todos os fãs desta época do ano, o que não faltará neste Natal são mesmo temas facilmente associados à época que agora atravessamos. Para além de ‘Last Christmas’ e de ‘All I Want for Christmas is You’, que ocupam expectavelmente as duas primeiras posições do ‘top’, são no total mais de 40 entre as 100 músicas mais populares da semana, da autoria de artistas tão diversos como Michael Bublé, Coldplay, Sia, Lizzo ou Paul McCartney e a colaboração entre Ed Sheeran e Elton John, entre muitos outros, fazendo as delícias de quem aprecia experienciar por inteiro o Natal em todas as suas dimensões.

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