'
THE MAG - THE WEEKLY MAGAZINE BY FLASH!

Como descascar este "pepino"? As histórias do agente milagreiro Jorge Mendes, que enche os bolsos aos seus craques, e já nem sabe o que fazer com Cristiano Ronaldo

José Mourinho diz que Jorge Mendes satisfaz sempre a vontade dos clubes e que resolve todos os problemas. O super agente elogiava Ronaldo e dizia que "sempre tomou decisões acertadas"... mas só até agora. Não se sabe ainda se foi Georgina Rodrìguez quem lhe fez a cabeça para ele deixar Inglaterra ou se é o jogador que tem outras ambições. Uma coisa é certa: quem vai ter de descascar este "abacaxi" é o negociador Jorge Mendes, o eterno mago das cartadas de sucesso.
João Bénard Garcia
João Bénard Garcia
28 de julho de 2022 às 23:23
A carregar o vídeo ...

No documentário que a SIC fez em 2012 sobre o agente especial de futebol Jorge Mendes, de 56 anos, o treinador José Mourinho, que também foi catapultado para o estrelato mundial pelo amigo empresário dono da Gestifute, diz uma frase fenomenal sobre o companheiro de jornada de longa data que se aplica que nem uma luva à novela deste verão entre Cristiano Ronaldo 'versus' Manchester United: "O Jorge encontra sempre uma solução para deixar o clube satisfeiro. O jogador não rendeu o que se pretendia, mas tu (Jorge) deixas-nos satisfeitos porque não nos deixaste a criança nas mãos", referindo-se à capacidade do super agente em encontrar saídas airosas para casos mais bicudos... como agora o do "abacaxi" montado por Cristiano.

Esta capacidade de Jorge Mendes, em 2012 considerado como o melhor agente de futebol do mundo, para resolver imbróglios e encontrar soluções para deixar os clubes satisfeitos com os seus "super poderes" negociais, está agora a ser posta à prova no duro braço de ferro entre Cristiano Ronaldo, o seu "menino de ouro", e os donos do Manchester United, os irmãos judeus americanos Joel e Avram Glazer.

Em reuniões no estádio de Old Trafford desde o início desta semana, o habilidoso negociador Jorge Mendes tenta convencer o clube britânico a libertar Ronaldo, que pretende deixar de envergar ao peito o emblema dos Red Devils (Diabos Vermelhos) e seguir caminho numa nova equipa que tenha presença garantida nas competições europeus, onde CR7 afirma querer estar.

RONALDO ASSUME: "O MENDES TRATA DE TUDO"

Esta parece ser uma das maiores dores de cabeça que Cristiano Ronaldo já pregou a Jorge Mendes (à exceção do escândalo sexual em Las Vegas, em 2009, com a professora e modelo americana Kathryn Mayorga, claro, embora até para esse se tenha encontrado "solução"), desde que em 2003 a vida dos dois homens se cruzou, e precisamente com o contrato milionário da transferência de Cristiano Ronaldo do Sporting Clube de Portugal (SCP) para o Manchester United.

No mesmo documentário que a SIC realizou e transmitiu em 2012 [há 10 anos, note-se], Cristiano Ronaldo – então já a jogar em Espanha, no Real Madrid, depois de Mendes ter sido o artífice de mais cara contratação à época de um jogador de futebol e de ter conseguido vender aos merengues o craque português por 96 milhões de euros – revela a sua total confiança no seu agente: "É uma pessoa em quem confio plenamente. Não tenho problema em dizer que poria tudo o que tenho nas mãos do Jorge porque ia estar seguro", garantiu então.

Mais, a fé de Ronaldo em Jorge era tão grande que o então "puto maravilha" que dava 'show' nos relvados do "sócio" dizia: "O que ele me diz é que me preocupe só com o futebol que fora do futebol trata ele e a sua equipa".

MENDES ACREDITA: "RONALDO TOMA SEMPRE DECISÕES ACERTADAS"

Ainda longe de imaginar que aos 37 anos Cristiano Ronaldo decidiria pensar pela sua cabeça, ou mesmo pela da namorada Georgina Rodrìguez que não quer ficar a viver em Inglaterra, onde a 18 de abril último viu um de dois filhos gémeos morrer durante o parto, Jorge Mendes, no mesmo documentário sobre a sua maravilhosa vida de "agente especial" elogiou o amigo que era - e sempre foi - a sua "galinha dos ovos de ouro" e também montra de sucesso planetário: "O Ronaldo é um profissional que ao longo da vida, desde que começou como jogador profissional, tomou sempre decisões acertadas e as coisas correram como deveriam ter corrido. É um exemplo e um orgulho muito grande".

Mas será que o craque perdeu a cabeça, a estrela da sorte e se extinguiu o seu toque de Midas? Ou simplesmente está muito seguro dos recordes que ainda quer alcançar na sua vida profissional enquanto futebolista de excepção? De Old Trafford sairá fumo, obviamente... Dentro de dias se saberá se é branco e Ronaldo fica. Ou se é negro e recomeça a procura por um clube que aceite nas suas fileiras um jogador de 37 anos, em final de carreira, que já foi por cinco vezes considerado o melhor do mundo e mantém as suas capacidades físicas inquestionáveis.

Seja com o argumento de querer sair do Manchester United por ambição de jogar na Champions League ou por a família estar a viver um trauma gigantesco por causa da morte do bebé de Ronaldo, a verdade é que o mago Jorge Mendes ainda não conseguiu "satisfazer" o clube britânico e continua "com a criança nos braços", parafraseando o mister José Mourinho em 2012. Uma coisa é certa, e não muda, o eletrizante Jorge Mendes, por estes dias, continua a não largar os dois telemóveis que usa para negociar jogadores e tratar de transferências. Primeiro porque tem de manter o canal aberto para negociar com os irmãos Glazer a saída do seu "menino de ouro" e segundo para fechar o clube de sonho onde encaixar Ronaldo, que bate o pé a Manchester e insiste que não volta.

"CENTRAL TELEFÓNICA GESTIFUTE, FALA O MENDES"

Conectado com o mundo via telemóvel, este foi sempre uma das imagens de marca do empresário Jorge Mendes. O próprio Ronaldo brinca dizendo que o "amigo" que é "como um irmão mais velho" e que no fundo é o seu "pai na área do futebol" vive 20 horas por dia a falar aos telemóveis. Luís Filipe Vieira, o ex-presidente do Sport Lisboa e Benfica (SLB) ironiza e conta que os telemóveis de Mendes "não param um segundo" e que testemunhou isso ao vivo e a cores: "É ao almoço, ao jantar…".

O próprio Cristiano Ronaldo ainda hoje está à espera de celebrar com o seu agente a contratação milionária com o Manchester United, mas em 2003. Sim, leu bem. A primeira vez que Ronaldo rumou a Inglaterra ficou sem celebração entre os dois homens e por culpa do telemóvel. Ronaldo conta como foi: "Quando assinámos com o Manchester ele estava super excitado, estava contente. Disse-me: Assinaste o contrato, agora vamos beber uma 'ganda champanhe', mas ele começou a falar logo ao telefone e lá se foi o champanhe".

O MILIONÁRIO COLECIONADOR DE ESTRELAS DE FUTEBOL... QUE EMPACOTOU GELADOS

Gestor e criador de estrelas no mundo do futebol, em 2014 o super batalhador Jorge Mendes era considerado "um fenómeno" na sua profissão. Só nesse ano, Mendes fechou o verão a bater o recorde de 260 milhões de euros movimentados em transferências de jogadores e treinadores.

Na sua carteira de clientes constam 60 dos mais importantes nomes do futebol e, além de Cristiano Ronaldo e José Mourinho, duas das figuras mais sonantes, constam craques como Bernardo Silva, Bas Dost, Radamel Falcao, James Rodríguez, Ángel di María, Diego Costa, Renato Sanches, Ederson Moraes, ou mais recentemente João Félix, outra transferência milionária, mas desta feita para o Atlético de Madrid, em Espanha.

Mas quem é afinal este homem que nasceu há 56 anos em Darque, Viana do Castelo, se transformou na figura mais poderosa do mundo dos agentes de jogadores e teima em não sair do pódio? Minhoto de nascença, acabou por crescer no Bairro da Petrogal, na Bobadela, Loures, empresa de petróleos onde o pai era funcionário. Ganhou o seu primeiro salário aos 18 anos a trabalhar numa fábrica a embalar gelados, mas também ajudava a mãe, doméstica, a vender chapéus, flutuadores e cestos de vime, feitos à mão pela mãe na praia da Fonte da Telha, na Costa de Caparica.

Jogador" com dois pés esquerdos", cedo percebeu que chutos nos relvados não era o seu futuro, mas a arte da diplomacia nas bancadas e nos gabinetes eram a sua verdadeira praia. Muda-se para Viana do Castelo com um irmão. Deixa o futebol, abre aos 21 anos um clube de vídeo na capital da filigrana e aproveita para consumir desenfreadamente filmes, outra das suas paixões. Fanático por cinema, via um filme por noite, sendo fã incondicional de Robert de Niro, Sean Penn e Denzel Washington.

Abre uma casa noturna em Caminha e é lá que conhece o homem que mudou a sua vida. Chama-se Nuno Espírito Santo e foi o seu primeiro freguês. Ao conseguir transferir com sucesso em 1996 o antigo guarda-redes do Vitória para o Deportivo de La Coruña, Mendes descobriu o seu Eldorado: Cria a Gestifute e tem dezenas de jovens jogadores a baterem-lhe à porta em busca de uma carreira internacional. E venceu.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável