
Se há uma palavra com que os amigos definem Fernando Santos é "equilíbrio". Na vida pública há décadas e décadas, primeiro como jogador e depois como treinador do FC Porto, Benfica e Seleção, o líder da equipa das Quinas sempre soube manter-se afastado de polémicas. Até que na última semana não saiu das bocas do Mundo como o homem que disse 'não' a Cristiano Ronaldo.
Quem o conhece, sabe que Fernando Santos teve de chegar a um limite para tomar uma medida-extrema como deixar CR7 no banco, mas a verdade é que o técnico sentiu-se injustiçado depois de o craque ter manifestado publicamente o seu desagrado pelo facto de o Selecionador o ter substituído. "Estás com uma pressa do c*** para me tirar, f***", ouviu-se o jogador silibar, o que mereceu uma reprimenda de Santos.
Foi a primeira vez que o vimos dar um puxão de orelhas público a alguém. Até porque calma e tranquilidade são a sua imagem de marca, como refere o antigo jogador Augusto Inácio, na biografia sobre o treinador. "Não se encontra uma pessoa que diga mal dele. O Augusto Inácio, que foi seu colega de escola e mais tarde um rival, disse-me o seguinte: 'de mim as pessoas podem não gostar ou gostar, mas do Fernando Santos, para não gostar, é preciso ser-se muito estúpido".
FIEL À FAMÍLIA E HOMEM DE FÉ
O seu percurso tem sido dedicado ao futebol (apesar de ser formado em engenharia), com muitas sucessos, como a conquista do Pentacampeonato pelo FC Porto ou o campeonato europeu pela Seleção, no entanto Fernando Santos é o primeiro a garantir que não se deixar deslumbrar pelo doce sabor da vitória.
Aos 68 anos, tem a sabedoria suficiente para saber onde reside a sua felicidade e não tem dúvidas de que é na família. "Sou um homem feliz, não sou feliz só por ganhar. A minha felicidade vem da minha família", afirmou recentemente o homem que há mais de 40 anos vive uma união feliz ao lado da mulher Guilhermina.
Têm uma relação discreta, mas que Fernando Santos não descura. Sem problemas, assume que é a companheira quem lhe escolhe a roupa, por ser quem mais percebe de moda lá em casa, e nos braços de quem encontra o conforto e a estabilidade de que precisa.
Sobre a longevidade do casamento, que deu dois filhos e netos, Fernando Santos não tem dúvidas de que é a compreensão. "Continuo a olhar para a minha mulher com a mesma paixão de antigamente. Ou melhor, cada vez mais. O tempo vai trazendo mais e melhor. Cimenta o amor do início, traz coisas boas. Mas o segredo de um casamento duradouro é a compreensão e a confiança", afirmou em conversa com a Caras, acrescentando que os dois encontram felicidade na vida com os filhos e os netos, que é tão preenchida que nem sempre conseguem ter tempo para programas apenas a dois.
No entanto, nada que incomode o casal, que vive para os dois netos e aproveita o tempo livre para viagens em família, como aconteceu recentemente quando todos foram à Disney.
Além da família, a fé católica é o grande pilar na vida de Fernando Santos, que começou a praticar já tarde (só quando a filha fez o Crisma é que o seu interesse pela religião despertou), mas que entretanto se cimentou de forma impressionante.
O FILHO QUE SE TORNOU FAMOSO
Pai de dois filhos, Fernando Santos viu recentemente um deles tornar-se 'famoso' e tudo devido ao romance com Isabel Figueira. Luís Santos namora com a atriz há cerca de um ano e desde então que o seu nome saltou para a ribalta.
Apoiante fervoroso e orgulhoso das conquistas do pai, Luís já esteve com Isabel Figueira no Qatar para dar o seu apoio à Seleção Nacional.
POLÉMICA COM AS FINANÇAS
Com uma vida livre de polémicas, só uma vez o nome de Fernando Santos foi associado a controvérsias e tudo por causa de uma alegada dívida em sede de IRS. O treinador é acusado de ter recebido os salários relativos aos anos de 2016 e 2017 através de uma empresa fictícia, pelo que agora a Autoridade Tributária exige ao Selecionador o pagamento de uma quantia de mais de quatro milhões de euros.
Entretanto, Fernando Santos reagiu à polémica e garantiu que se sente tranquilo, tendo recorrido da decisão judicial que o obriga ao pagamento desse montante. "Eu recorri, porque não me parece legítimo que um português pague 80% de impostos. Já paguei IRS e IRC, agora sou o credor. Têm de pagar a mim ou à minha empresa. Não foi a Autoridade Tributária que levou o Fernando Santos a tribunal. Eu é que recorri. Nunca fui acusado de fraude fiscal, nunca fui acusado de nada".