
Marco Paulo...nascido com o nome João Simão da Silva, é hoje, aos 77 anos, uma super-estrela em Portugal. E é-o desde os anos 70. Por isso a SIC, tal como tantos outros canais espalhados pelo mundo fazem com artistas de renome, prepara uma série biográfica de três capítulos sobre a vida e obra do cantor que ainda hoje põe todos a trautear temas como 'Eu Tenho Dois Amores'.
A ideia nasceu de um livro, como conta à FLASH! o próprio Marco Paulo. "Foi derivado a um livro escrito pelo Miguel Azevedo [n.r. colaborador da The Mag] que surgiu esta ideia...embora o que vamos ver não tenha nada a ver com o livro. Mas foi daí que nasceu a ideia", começa por nos revelar o cantor. "Na realidade a maior parte da história nasceu das entrevistas que eu dei ao longo da vida", esclarece. E vai mais longe explicando quando apareceu esta ideia. "Quando eu assinei contrato com a SIC propuseram-me fazer uma série, que depois pode vir a ser filme, sobre a minha vida. E eu achei a ideia muito bonita, fiquei muito feliz com o Daniel (Oliveira). Até porque é muito mais bonito fazerem esta série agora, que estou cá, do que quando eu for para outro lado...para outro paraíso, outro mundo", continua.
As gravações já começaram e têm sido feitas com muita atenção aos detalhes. Diogo Martins e Fernando Luís serão Marco Paulo, em diferentes fases da vida... De resto, a maioria das personagens é entregue a dois atores, uma vez que veremos a vida do cantor momentos distintos.
"É muito mais bonito fazerem esta série agora, que estou cá, do que quando eu for para outro lado...para outro paraíso, outro mundo"
Marco Paulo está a par de tudo o que se passa nos bastidores, embora não "possa adiantar detalhes. Senão estrago a surpresa". Até porque, antes de tudo seguir em frente a SIC, os autores - Vera Sacramento, Sara Rodi e Susana Tavares - quiseram que o cantor soubesse com o que ia contar e deram-lhe tudo a ler. Marco cdesvenda como tudo aconteceu: "Deram-me o guião, que não vou contar como é, e falaram comigo. Trocámos impressões para eles terem a certeza que estavam a contar ali a verdade. Eu não quis alterações. Só quis que as coisas fossem verdadeiras", revela Marco Paulo à The Mag. "Quis verdade na história da minha vida, mas também na dos meus irmãos e dos meus pais".
"Quis verdade na história da minha vida, mas também na dos meus irmãos e dos meus pais".
O MENINO QUE SE TORNOU ESTRELA
Duas personagens muito importantes para Marco Paulo - que jura nada ter a ver com o casting - foram as dos pais. Isto porque ambos são motores da sua vida no início da história. O cantor queria Noémia Costa para sua mãe, mas compromissos da atriz com uma produção brasileira- a novela da Globo 'Travessia' com gravações em Portugal - acabaram por deitar esse sonho por terra. Apesar da amizade que unia Marco e atriz - que nas novelas 'Terra Brava' e 'Lua-de-Mel' faz de sua super fã - acabaria por ser escolhida outra pessoa: Rita Blanco. "A série tem um elenco de luxo. Não tenho a Noémia, mas a Rita como minha mãe, uma pessoa de quem gosto muito, por ser uma excelente atriz de teatro".
Rita Blanco impressionou o cantor quando este falou com ela. "Num dia de gravações, ela veio ter comigo e, sabendo que eu gostava muito da Noémia, pediu-me desculpa por estar a fazer o papel", revela. "Ela pediu-me desculpa porque sabia que aquele papel era de outra atriz e eu achei aquilo muito bonito. Depois fez-me muitas perguntas, inclusive como é que eu tratava a minha mãe. Queria perceber o nosso grau de proximidade. E eu disse-lhe que tratava por mãezinha porque ela era muito delicada", revela o cantor.
Já o pai de Marco fica a cargo de Rui Luís Brás. Será o ator a ter algumas das cenas que para o cantor são as mais duras de relembrar. "Vão aparecer na série as cenas do meu pai... quando ele não queria que eu cantasse. São retratadas com verdade mas eu pedi para que não se enxovalhasse o meu pai. Ele não era desagradável, não era mau. Nada disso. Era um homem bom, que apenas queria que eu seguisse outra vida, como ele", explica o cantor que revela, em jeito de confissão, que a cena mais difícil de ver, é a da discussão com o progenitor "quando levei uma bofetada por querer cantar... estava a ouvir música....e acontece. É uma cena muito dramática".
A DOENÇA E A CASA DE UMA VIDA
Algo que não vai faltar nesta série é "realidade". E para isso a equipa da Coral, e de Manuel Pureza, o realizador, escolheram a verdadeira casa do cantor para filmar, para lhe dar mais autenticidade. Marco Paulo gostou da ideia até porque "se não fosse a minha casa isto não seria real", diz, a rir. "Foi aqui que eu vivi, onde viveram os meus pais quando eram mais velhos, foi por esta casa que passou o meu afilhado, três dias depois de nascer... Portanto esta casa tem um certo simbolismo na minha vida. Daí haverem gravações aqui", conta Marco Paulo que também "empresta"a casa para a gravação do programa da SIC, do qual é apresentador, 'Alô Marco Paulo'.
Infelizmente, a história está também carregada de drama... nomeadamente o embate do cantor de 'Morena, Morenita' com o cancro que já lhe pregou diversos sustos. "Sem querer contar tudo, sei que vão ver detalhes da minha doença que não foram falados em entrevistas anteriores. Vão ser retratadas na séria as conversas que tive com o meu afilhado, que assistiu a tudo desde que ele tinha 5 anos. Os meus problemas de saúde, as minhas dúvidas... inclusive quando me diagnosticaram apenas três meses de vida. É a mais pura verdade".
"Esta é a história de um menino que saiu do Alentejo com 5 anos, remediado, sem luxos, sem futuro... pois não sabia qual seria, até ser condecorado pelo Presidente da República e ser amado por muitos portugueses com uma carreira tão linda."
ATORES DE LUXO
Ao longo da série, além dos atores já referidos, vamos ver a maior fã de Marco Paulo, Conceição - que depois se tornou sua agente - personagem a cargo de jovem atriz Laura Dutra, bem como Lourenço Ortigão e António Pedro Cerdeira no papel de Toni Coelho, o compadre e braço direito do cantor, e José Mata e Luís Esparteiro que fazem a sua parte como agente do cantor. A estes acrescentam-se ainda participações de atores como Carolina Carvalho, Patrícia Tavares, João Mota e Vítor Silva Costa.
Marco Paulo gosta que tenham ido buscar "gente de talento da televisão, das novelas e do teatro" para papéis de destaque na sua vida. Uma que teve tantas aventuras. "Na realidade esta é a história de um menino que saiu do Alentejo com 5 anos, remediado, sem luxos, sem futuro... pois não sabia qual seria, até ser condecorado pelo Presidente da República e ser amado por muitos portugueses com uma carreira tão linda. Eu, que sai de uma terra tão pequenina, Mourão...", diz embevecido.
E que nasceu duas vezes. "Pois eu estou cá graças à minha mãe... duas vezes. Há uma cena que demonstra isso. Acho que posso contar. Eu em pequeno cai num tanque, daqueles grandes, onde se lavava a roupa, e foi a minha mãe que me salvou mesmo sem saber nadar. Por isso é que digo que nasci duas vezes."
MARCO PAULO APARECE
Apesar de ter no elenco figuras de destaque da representação em Portugal, Marco Paulo diz que ainda nem Diogo Martins nem Fernando Luís lhe pediram lições de canto. "Só sei o que aparece por aí, que são eles que vão fazer de mim. Eles e um menino. Mas não ensinei nenhum a cantar. Não me pediram e afinal quem sou eu para isso?", diz, humildemente. "Eu não sou ninguém para ensinar. Além disso pelo que sei a voz que vai ser usada nas músicas é a minha. Por isso é natural que não me tenham pedido aulas".
Marco pode não dar aulas...mas pode aparecer na história que retrata a sua vida. A SIC, para os três episódios conta com a participação do próprio, embora este não diga em que escala. "Vai ser surpresa", diz o artista. "Apareço aqui, ou ali e mais não posso dizer. Mas fiquei muito feliz de saber isso"
Agora resta esperar pelo desfecho das gravações. Para já, The Mag sabe que além da casa do cantor brevemente o elenco vai até ao Santuário de Fátima, local de fé e de peregrinação do cantor, para algumas das cenas mais dificeis. Depois segue-se pelo menos mais um mês de trabalhos antes de entrar em pós-produção. A data de estreia continua por desvendar.