
O ex-concorrente do 'Big Brother - Desafio Final', na TVI, Francisco Macau, o 'personal trainer' de 33 anos, nunca imaginou que iria sair em quarto lugar da casa mais vigiada de Portugal. Numa conversa exclusiva com 'The Mag', durante um fim de semana no Algarve, Macau avança como se sentiu por ter ficado fora do pódio. "Achava que poderia ficar em segundo ou terceiro lugar, mas não pensei nisso. Concentrei-me na questão de que era finalista. Estive bem lá dentro, acho que com uma postura correta. Isso, para mim, era o mais importante. Mesmo sendo muito honesto: Eu queria chegar à final e consegui", declara, reconhecendo a sua falta de favoritismo: "Nunca pensei, de caras, que pudesse ganhar o programa".
O olhar triste com que saiu da casa da Malveira no final do 'reality' terá, afinal, uma explicação. "Não estava desiludido. Senti foi estranheza imediata de estar cá fora. Em momento algum me senti desiludido. Não entrei para ganhar. Isto pode parecer estranho e conversa de treta", ressalva, justificando: "Sou atleta e sempre dei o meu melhor para ficar bem classificado. Entrei para dar o meu melhor, ser justo e correto. Não queria arranjar discussões sem sentido com ninguém. E se isso me permitisse ganhar, fantástico, caso contrário tudo bem".
Coloca uma pedra, mas aceita comentar o jogo de Nuno Homem de Sá, que apelida de "grande jogador". "O Nuno adora aquilo. Ele vive aquilo. Não o critico nem condeno, mas a cena dele é mesmo aquela", confirma, reconhecendo que a postura do ator é, de facto, a mais adequada num contexto de jogo televisivo e de conquista de audiências: "Ele estava a fazer o que se deve fazer naquele jogo".
E o 'personal trainer' Francisco Macau? Como se sentiu no meio de tantos jogos de estratégia, alguns insultos, várias traições, gritarias e no final pontapés? "Eu às vezes sentia-me um bocado deslocado porque aquela malta estava toda a jogar. Ainda pensei que eu é que estava errado. Que aquilo era o INATEL e que eu só tinha ido ali para usar a piscina. Então tínhamos que discutir e ninguém me avisou?", brinca.
Macau reconhece ainda que alguns colegas não gostaram da sua postura, estilo "Tá-se bem!". "Lá dentro muita gente não aceitou o facto de eu estar numa onda mais tranquila e de não me chatear. Então eu tenho que aceitar os outros e os outros não me aceitam a mim? Desta vez entrei em paz e bem comigo mesmo e foi isso que me permitiu estar seis semanas, 24 horas por dia, com as mesmas pessoas sem que me saltasse a tampa. Eu não sou essa pessoa. Não quero faltar ao respeito a ninguém", confessa, avisando: "Somos todos humanos, erramos e pode acontecer".
"FUI INGÉNUO, MUITA COISA MUDOU NA FORMA DE JOGAR"
Depois de já ter passado por um 'BB Famosos' em 2013, então com 24 anos, Francisco Macau reconhece que "em 2022 o jogo e as pessoas mudaram muito". E explica: "Há duas formas de perceber as coisas: ou eu era muito mais ingénuo em 2013 e muita coisa aconteceu naquela casa e eu não me apercebi. Ou então de facto o jogo mudou muito em 2022 e as pessoas vão ali mesmo para jogar. Para mim era estar no jogo, não era viver o jogo. Só que percebi que tudo mudou".
Obviamente que quisemos que o ex-concorrente explicasse o que sentiu e viu mudar e ele acedeu: "A forma de estar das pessoas na casa, o estarem sempre a procurar a câmara, preocupados em ver quem estava, quem falava, quem dizia o quê. Quem ouvisse uma música e se levantasse logo do sofá porque tinha que dançar. Não sou essa pessoa. Sei que fiz parte de muita coisa, que dei opiniões e brinquei e estive muito participativo, mas não alinhei em tudo".
"Ninguém me ligou antes de entrar. Fui por mim, pela experiência e pelas pessoas"
Não alinhou em algumas dinâmicas, e muito menos em negociações de alianças e estratégias pré-programa. "Ninguém me ligou antes de entrar. Recebi mensagens de algumas pessoas e percebi que aconteceriam algumas coisas, mas não respondi a ninguém e fiz questão de não responder. Lá está, eu não estava no jogo dessa forma. Fui por mim, pela experiência e pelas pessoas. Não fui com um plano ali dentro. Acho que isso não faz sentido, senão nunca te vais sentir bem".
A MORTE DA CADELINHA NURI E AS PRIVAÇÕES NA CASA
Entretanto sai da casa e fica logo a saber que a sua cadela de raça Buldogue, Nuri, de 4 anos, tinha sido vítima de um ataque brutal no canil da quinta onde o 'personal trainer' vive em Sintra.
"Ela tinha 4 anos. Foi um episódio mau que aconteceu, são animais. Tenho 4 cadelas, duas estavam com o cio e ficaram muito territoriais, pegaram-se de noite, ninguém as ouviu e mataram a Buldogue. Ninguém ouviu. Eu estava na casa do 'BB' e não soube de nada, só me contaram depois", lamenta, mais ainda porque a pequena Nuri era a sua "melhor companheira".
Além do choque com a notícia da morte do seu animal de estimação favorito, Francisco Macau conta que saiu da casa da Malveira, ao fim de seis semanas, com várias sequelas físicas. "A alimentação era variada, agora fugia era muito do que estou habituado a fazer cá fora. E isso foi uma grande dificuldade. Falei com o 'Big Brother' sobre o tema e ele próprio me disse que eu estava uma pessoa totalmente diferente porque me tentei sempre adaptar ao longo das seis semanas. Ou seja, nunca quis fazer exigências. Poderia fazê-las", garante, explicando as razões para não o ter feito: "Existem alimentos específicos na minha alimentação que podia pedir. E fazia sentido que fosse dessa forma. Mas não, quis estar sempre com o grupo e ir vivendo a experiência como teve que ser, sem pedir nada de especial".
"LEVAR COM LUZ DO 'BB' É COMO VIVER NUM ESTÁDIO DE FUTEBOL"
Não fez e as consequências são visíveis a olho nu. "Perdi bastante peso. Anda consegui treinar qualquer coisa lá dentro. Tivemos o banco, os halteres, a bicicleta. Treinei todos os dias, e esse era o meu compromisso também. Mas perdi massa muscular. E depois é tudo: o descansar pouco, as poucas horas de sono, o stresse. E aquela luz, que é terrível! É o mesmo que estar a viver seis semanas num estádio de futebol sempre com as luzes todas ligadas".
Francisco Macau avança que já via mal antes de entrar no 'BB', devido a estigmatismo, e por isso tem dificuldade em aferir se está a ver pior, como já se queixaram vários colegas, como Catarina Siqueira e António Bravo, mas relata a dor que sentiu várias vezes ao acordar. "Muitas vezes acordava a meio da noite, as luzes estavam acesas e era um choque. Cheguei a ter que estar três minutos com os olhos fechados para deixar de ver tudo preto. O cérebro ainda estava a processar aquilo e a ir ao sítio e depois ia abrindo devagarinho. Demora muito tempo a conseguires habituar-te".
Livre dos problemas da casa do 'BB', Francisco Macau e a namorada, Sara Calado, descontraíram numa produção fotográfica para a 'The Mag' e depois abrilhantaram a noite com a sua presença na festa 'Warm up Summer FLASH!' que levou ao espaço Sky Valley, em Vilamoura, além do personal trainer e da namorada, o empresário José Pestana, contou com a presença do produtor polaco de cinema Slawomir Delezuch, do show-runner e ator Marcos André e de estrelas internacionais do futebol, super craques como Rúben Dias, Bruno Fernandes, Hugo Leal e Gabriel Jesus. E nem o popular ator Lourenço Ortigão faltou à chamada do amigo Anthony Pereira.
Agradecimentos: Búzios Beach Club Vilamoura, Sky Valley Vilamoura