
Já lhe chamam as birras ‘à la Ronaldo’. Quando, neste verão, o craque não compareceu à chamada do Manchester United para se juntar à pré-época do clube, muitos ficaram surpreendidos, mas quem conhece bem o madeirense, encolheu os ombros e riu para dentro. É que, quando a coisa não lhe agrada, CR7 não está com paninhos quentes: é tudo ou nada. O casa/descasa com o Manchester é só mais um caso a juntar à já longa lista de vezes em que o jogador não ouviu ninguém e fez aquilo que bem entendeu.
Com um batalhão de agentes, assessores e toda uma equipa para lhe medir os passos, Cristiano Ronaldo gosta de agir por sua conta e risco. Recentemente, depois de deixar o Manchester longos dias pendurado à sua espera, foi mais longe e entrou de fininho no Instagram dos fãs para comentar o caso. Não o fez pelas vias oficiais – o seu Instagram ou agência que o representa – e os erros ortográficos denunciaram que aquelas palavras não devem ter passado pelo crivo de mais ninguém. "Saberão a verdade quando der entrevista daqui a umas semanas. Os media só falam mentira. Tenho um livro de notas e nos últimos meses, das 100 notícias só acertaram cinco, imaginem como são as coisas. Abraço pessoal, passei aqui rapidinho, já há muito tempo que não vinha", escreveu [na imagem em baixo podem ver o texto original de CR7, sem estar corrigido].
No plano futebolístico, diz quem o conhece, que gosta de ser o rei do balneário. Na fase final do Europeu, em 2016, quem não se lembra de Ronaldo, lesionado, a esbracejar de pé, ao lado de Fernando Santos e a gritar palavras de ordem para dentro do campo, qual Selecionador Nacional?
Mas em Inglaterra, o treinador Erik tem Hag parece não tolerar meninos insubordinados. Quando, no início de agosto, CR7 abandonou um jogo amigável e foi para casa ao intervalo por não gostar de ter sido substituído, o técnico ‘foi aos arames’. "É inaceitável", lamentou.
Mas Ronaldo mantém-se firme e faz questão de mostrar publicamente a insatisfação em relação à sua vida no Manchester. No clube, dizem os jornais britânicos, almoça sozinho e nos treinos aproveita par revelar o seu desagrado em relação às ordens do treinador.
DA CASA DO GERÊS À MARQUISE QUE ACABOU POR IR ABAIXO
Quem priva com Ronaldo, admite que o craque é um homem com personalidade forte e que "sabe muito bem o que quer". Fiel aos seus objetivos e princípios, não desiste às primeiras contrariedades, mesmo que às vezes tenha de contornar alguns obstáculos, e até uma lei ou outra. Durante o confinamento, levou vários puxões de orelhas por furar a quarentena imposta pelas autoridades italianas. Em Madrid, já foi apanhado a conduzir com o filho ao colo e, recentemente, foi multado por deixar a sua ‘bomba’ de luxo bem à porta do El Corte Inglès, em Lisboa, numa zona de estacionamento proibido.
Mas estas são pequenas polémicas quando comparadas com os dois casos que mais deram que falar. Em 2008, o jogador decidiu construir uma mansão no Gerês numa zona protegida. Na altura, o caso mereceu o olhar atento das autoridades competentes que, após uma fiscalização à moradia, mandaram suspender as obras porque a casa não tinha as autorizações devidas para avançar. No entanto, no Gerês nada parou e a moradia – que entretanto foi vendida a Pepe – ficou pronta dois anos depois. Um processo foi instaurado na Justiça e, não tivesse demorado tanto tempo a conhecer uma sentença, e o craque teria mesmo de demolir a vivenda milionária.
A mesma sorte não teve com a casa que adquiriu numa das artérias mais nobres de Lisboa, em plena Rua Castilho. O futebolista comprou o último andar do prédio e, como até lhe dava jeito ter um ginásio na penthouse, mandou construir uma marquise na cobertura do edifício. Pequeno detalhe: não tinha autorização para o fazer. Meses depois de a notícia ter sido revelada pelo 'Correio da Manhã', acabou por ter de demolir a marquise.
Polémicas que fazem parte da vida daquele que já foi considerado o melhor jogador do Mundo e que soma uma impressionante legião de fãs. Quem segue o craque incondicionalmente, diz que o "mau feitio" faz parte do seu encanto, e os amigos não têm dúvidas de que, quando Ronaldo "leva tudo à frente" é porque tem razão. Já a família, não hesita em usar as redes sociais para defender o filho pródigo com unhas e dentes.
Amado por milhões, criticado por muitos, o certo é que CR7 não é indiferente e deixa marca no Mundo. As cenas da mais recente novela, enchem páginas de jornais e revistas e são avidamente acompanhadas pelos fãs. E uma coisa é certa, se lhe faltar clube, continuará a ganhar milhões porque toda a gente quer saber as últimas novidades da sua vida, bem ao estilo do reality show ‘Keeping up with the Kardashians’.