
Conhecem-se de uma vida, partilham há anos os mesmos bastidores e dificilmente algum dia vão ter uma empatia inata, no entanto, como pacote da casa do mesmo canal, José Figueiras e Ana Marques têm de manter uma imagem pública de serenidade face às notícias que nas últimas semanas vieram a público e que dava conta de uma cena de gritaria nos bastidores do programa 'Alô Portugal', da SIC.
"O que aconteceu foi péssimo", começou por descrever uma fonte à 'Nova Gente'. "Estava a equipa técnica toda em estúdio, prestes a entrar em direto, e eles começaram a insultar-se mutuamente. O Figueiras exaltou-se e acusou a Ana de ser má colega e de fazer tudo para sobressair. Ela passa o tempo a atropelá-lo, mesmo quando estão no ar, e ele está farto. A Ana perdeu a cabeça e respondeu-lhe que a ele lhe falta tudo, que lhe faltava mundo e cultura, e que nunca seria ninguém por causa disso. Foi muito feio", descreveu a mesma fonte que apontou ainda que, apesar de trabalharem juntos há seis anos, Ana Marques e José Figueiras "não se suportam".
O problema será comum a muitos outros canais, que albergam apresentadores veteranos, que carregam naturalmente uma bagagem de problemas e mal-entendidos entre si. No caso de Ana Marques e José Figueiras - que viram agora o programa que apresentam passar a semanal - não há muito que se possa fazer a não ser manter o profissionalismo no ar, ao mesmo tempo que se tenta desvalorizar as polémicas. No entanto, quem os conhece garante uma coisa: dificilmente os dois algum dia vão passar de colegas a amigos fora dos ecrãs, pois há muito que os problemas de muitos anos de trabalho lado a lado comprometeram essa relação.
Confrontados sobre o assunto, ao fim de uma semana, os dois apresentadores quebraram finalmente o silêncio para rebaterem o que foi noticiadoo. "Eu fui surpreendida por esta notícia. Alguma vez eu diria a alguém 'não vais a lado nenhum', 'és uma desgraça'? Vocês, de verdade, que me conhecem e conhecem o meu trabalho, acham que eu ia dizer isso a alguém?", interrogou Ana Marques a João Baião e Diana Chaves, no 'Casa Feliz', sublinhando que a notícia não só põe em causa o trabalho dos dois apresentadores, "como põe em causa um trabalho de uma equipa".
"Em bastidores, nós pomos as ideias em claro e discutimos. Isto é, alinhavamos alinhamentos e, se calhar, algum arrufo que houve, alguém ouviu e disse que isto foi maior", considerou José Figueiras, sobre o que poderá ter levado às conclusões da notícia. "Tanto na família como nas famílias profissionais, as pessoas discutem, ainda bem que assim é. Eu não ligo nenhuma, ouvi, comentámos em estúdio e eu fui para casa", desvalorizou Ana Marques.
"Fico revoltada com a falta de verdade, a injustiça e a especulação porque, na realidade, eu era incapaz de dizer uma coisa destas a alguém, mesmo que achasse. Depois, custa-me que nós estamos a construir uma reputação, uma iem pública, sair estas notícias aborrece-me porque estão a jogar com a minha reputação e com mago meu bom nome e aquilo que é o meu trabalho e o respeito que tenho pelas pessoas. Isso custa-me", indignou-se ainda a apresentadora da SIC.
A RELAÇÃO DE ALTOS E BAIXOS COM MARCO PAULO
Também com Marco Paulo, Ana Marques viveu uma relação de altos e baixos. Apesar de a amizade que os dois mantiveram até ao final, o artista era acusado de, por vezes, ser demasiado rude para com a apresentadora, que mostrava ter nervos de aço para com as atitudes do artista, que faleceu no ano passado.
Em entrevista, Ana Marques acabaria por colocar água na fervura e garantir que tinha de ter paciência para com algumas lacunas de Marco, que era um belíssimo cantor, mas não tinha formação para ser apresentador televisivo.
Numa entrevista, Ana Marques acabou por esclarecer a relação com Marco Paulo no programa gravado na casa do cantor em Mem Martins, Sintra. "Acho que, como qualquer apresentador de 'daytime', tenho de ter jogo de cintura e ser flexível. E, no caso, obviamente o Marco Paulo não é um apresentador de televisão, é um cantor", salientou Ana marques na altura à 'Caras'. "Se eu fosse fazer coros para ele, se calhar ele também tinha de ter paciência para a minha desafinação. É uma pessoa que não está treinada a fazer diretos em televisão e eu sou um bocadinho a sua âncora", justificou.