
A cerimónia de entrega dos Dragões de Ouro era um dos momentos preferidos na agenda extra-futebol de Pinto da Costa, porque num momento em que não tinha a pressão das vitórias inerente aos jogos, premiava os rostos que mais se destacaram no clube e dava largas ao seu sentimento portista num discurso comovido em que fechava com chave de ouro a noite de gala.
Antes disso, na passadeira azul, já a família tinha brilhado. Era o momento em que filhos e netos pisavam o mítico tapete, e em que os flashes se apontavam também na direção das suas companheiras (Cláudia Campo foi a última, mas não a única a ter honras de destaque nos Dragões de Ouro).
Na última terça-feira, 3 de dezembro, porém, tudo foi diferente. Pinto da Costa foi lembrado na festa, sim, mas ninguém ligado ao antigo presidente portista esteve presente, numa cerimónia que manteve o registo que mas que contou com novos rostos.
Em vez de Sérgio Conceição e da mulher, Liliana, o novo treinador Vítor Bruno e a companheira marcaram presença. E a cerimónia assinalou também um raro momento de aparição da nova primeira-dama portista, Joana Villas-Boas, que tem preferido manter-se na sombra desde que o marido tomou posse.
Com um casaco de pelo, um vestido comprido e uma carteira dourada, Joana desfilou elegância, ao mesmo tempo que marcou como que uma posição para mostrar que, apesar da aparente distância, nos momentos-chave, ela estará ao lado do marido.
Além de fazer parte da sua postura mais discreta, o manter-se na sombra é também uma forma de Joana Villas-Boas escudar a família de polémicas e manter os filhos à margem das cenas mais tensas, conhecidas no mundo do futebol. Recorde-se que quando André Villas-Boas se preparava para anunciar a candidatura, o muro do condomínio onde a família vive foi vandalizado e um dos seguranças brutalmente agredido, levando a que família tivesse necessidade de reforçar as medidas de segurança.
UM AMOR QUE DURA HÁ DUAS DÉCADAS
Joana Villas-Boas é a discreta mulher que acompanha Villas-Boas há cerca de 20 anos. Natural do Porto, é formada em design e especializou-se na área da decoração. Desde cedo que deu nas vistas pela beleza, e quando era adolescente chegou mesmo a tirar o curso de modelo.
O amor pelo novo presidente portista aconteceu cedo com os dois a trocarem alianças em junho de 2024, tendo atualmente três filhos: Benedita, de 14 anos, Carolina, de 13, e Frederico, de 8.
Antes de atingir os comandos do FC Porto, Villas-Boas tinha por hábito partilhar o amor por Joana através das redes sociais.
"Querida Joana, para quem procurava o sabor do saber amar encontrou-o em ti e na forma como és capaz de o eternizar enquanto caminhamos. Contigo passei os melhores momentos. Entre cruzar caminhos e deixares-me conhecer-te. Entre mostrar-te o que sou e o mundo que me rodeia. Desde o nosso casamento ao nascimento dos nossos filhos aos dias de hoje, com a certeza de que mais virão, quero dizer que te amo, que te amamos e que bebemos da tua felicidade", já esreveu sobre a companheira.
Atualmente, os dois têm-se mostrado mais discretos neste tipo de partilhas de forma a proteger a família, cuja segurança está em primeiro lugar.